Esse post foi produzido integralmente pelo Di Liberato.

Já há algum tempo que a forma de discotecar vem sofrendo profundas mudanças no que diz respeito aos equipamentos utilizados. Há uma tendência muito forte de convergência desta área para o mundo digital, com softwares cada vez mais complexos, possibilitando maneiras infinitas do artista se apresentar. Até mesmo os hardwares tradicionais, que antes só utilizavam disco de vinil ou cd, estão, cada vez mais, utilizando recursos desta tecnologia.

O recente lançamento da gigante Pionner só vem fortalecer esta corrente.

O CDJ 2000 pode ler as faixas diretamente de um pendrive através da porta USB.

CDJ 2000 da Pioneer

Outros dispositivos USB muito usados por DJ’s e produtores são os HD’s externos, interfaces de áudio, controladores MIDI entre outros.

Com a utilização maciça do USB nos equipamentos, surge a necessidade de um protocolo cada vez mais rápido e seguro.

É nesse contexto que foi anunciada, em novembro de 2008, pelo grupo de empresas “USB 3.0 Promoter Group”, a especificação USB 3.0 – que estabelece a taxa de transmissão de dados 10 vezes mais rápida que sua antecessora, a USB 2.0.

O USB 3.0 Promoter Group é uma parceria entre gigantes da informática como: Microsoft, HP, Intel, Texas Instruments, entre outras, para do desenvolvimento desta tecnologia.

Com capacidade de 4,8Gbps, o novo padrão promete trazer muitos benefícios, principalmente para dispositivos e aplicações multimídia.

Imagine seu HD externo muito mais rápido e confiável, a transmissão de vídeo pelo USB de forma super rápida, interface de áudio com melhor gerenciamento de energia – minimizando as chances de falha durante seu DJs set ou live.

Características do USB 3.0:

  • Tem uma taxa de transmissão de ~5 Gbps melhorando o desempenho em 10x;
  • É uma tecnologia Sync-N-Go que minimiza o tempo de espera do usuário;
  • Fornecerá melhor gerenciamento de energia;
  • USB SuperSpeed é compatível com USB 2.0.

O USB SuperSpeed deve entrar no mercado no fim de 2009 e ir aos poucos substituindo o antigo padrão. Em breve os hardwares irão sair de fábrica preparados para operar com todas as novas funcionalidades do USB 3.0.

Questões:

  • Você já teve algum problema com o USB?
  • Usa aplicações que a velocidade de transmissão do USB é um fator limitante?
  • Usa HD externo USB, sente uma demora significativa?

Fonte: http://www.usb.org/developers/ssusb