O Twitter teve um crescimento vertiginoso em 2009, essa mídia social mudou a forma de se receber, emitir e procurar por novas novidades.

Estamos cada vez mais cercados de informações (e-mail, rss, sites, revistas jornais, tv e etc), para organizar esse emaranhado de ideias, precisamos filtrar, organizar e resumir ao máximo as “notícias”.

Filtrar com Twitter Search

Twiter Search em Plain English (legendas em Espanhol), esse vídeo foi o melhor que eu encontrei para explicar como funciona o Twitter Search que é a melhor forma de você encontrar: pessoas, notícias e tendências.

Listas também podem te ajudar a filtrar

Vou definir alguns termos para que mesmo os não iniciados no Twitter possam entender melhor:

  • Followers (seguidores): Quem segue você;
  • Following (seguidos): Quem você está seguindo.

Seguir alguém significa que você vai receber as mensagens dessa pessoa diretamente na sua página, ser seguido significa que essa pessoa vai receber as suas mensagens.

Uma pessoa pode te seguir, mas você não seguir ela e vice-versa.

Seguir muita gente é impossível

Acredito que o número ideal de pessoas para seguir é de 100, mais que isso fica difícil de conseguir acompanhar todo o volume de informações, mas por um outro lado, acho um pouco chato ser seguido e não seguir essa pessoa (alguns usuários se sentem descriminados), atualmente tenho 930 seguidores e sigo quase todos esses usuários e ainda consigo filtrar as informações. Para isso eu uso as listas no Twitter.

Criar listas

A possibilidade de criar e gerir listas foi uma das melhores e ainda inexploradas inovações do Twiiter. Qualquer um pode criar e divulgar listas de usuários do Twiiter, esse tipo de ferramenta é perfeita para quem está começando no micro blog, assim fica:

  • Fácil de encontrar outras pessoas que tenham os mesmos interesses e que teoricamente postam informações relevantes;
  • Organizar grupos que tenham os mesmo interesses;
  • Divulgar o seu trabalho e o de colegas.

Retweet é o comentário do futuro.

Quem frequenta o dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress a um bom tempo, sabe dos seguidos aritgos que eu fiz “reclamando” da baixa quantidade de comentários que alguns posts tem, depois de um tempo,  percebi que muitas vezes o usuário não faz um comentário direto no site, mas ele reenvia o meu tweet para os seus contatos ou comenta via Facebook, muitas vezes esse tipo de ação alavanca e muito a quantidade de acessos dos artigos.

retweet

Tweet Meme

tweetmeme

Instalei no começo dessa semana um plug-in, que permite que os usuários retweetem os artigos diretamente do blog, para isso você só precisa clicar na imagem do lado direito.

Dicas de como melhorar os seus Tweets e com isso conseguir mais seguidores:

  • Melhor mostrar mais do que falar: mais do que tentar contar as pessoas quem você é, você deve focar em prover informação de qualidade sobre assuntos que sejam importantes;
  • Tenha paixão pelo processo: não comece e mantenha uma conta, se você acha que precisa, mantenha uma conta se você realmente entende e se diverte com isso. Não se importe tanto com a quantidade de pessoas que você está atingindo em um primeiro momento, mais sim como você está estabelecendo contato com elas;
  • Encontre um ponto de equilíbrio: 140 caracteres não parece muita informação? Mas, quantas mensagens você consegue absorver por dia? Pense nisso quando você for enviar uma mensagem.

Fonte: http://mashable.com/