Você sabe a diferença entre Reedit e Mash-up?
- Reeditar é cortar e retordenar pedaços de uma mesma música;
- Mash-up é misturar elementos de 2 ou mais músicas.
Esses dois termos estão cada vez mais em voga no universo musical, como basicamente todo mundo tem acesso a todas a músicas, criar uma nova versão em estúdio pode fazer o seu set ter destaque no meio da multidão.
Como fazer um Mash-up?
Para criar o Mash-up entre Adam Byrd – Panarama (Florian Kruse Remix) versus Adriana Calcanhoto – Fico assim sem você, eu usei as seguintes técnicas no Ableton Live:
- Guia completo de como fazer o Warp no Ableton 8 e inferior;
- Tutorial – Como criar o efeito de white noise;
- Como fazer compressão de side-chain no Ableton Live;
- Usei: Control + E (para cortar samples), Control + D (para duplicar samples), Control + C e + V (para copiar e colar).
Confira o Tutorial em Vídeo:
Adam Byrd – Panarama (Florian Kruse Remix) versus Adriana Calcanhoto – Fico assim sem você (Ilan Kriger Mash-up)
Estou também disponibilizando o projeto aberto no Ableton Live, para você analisar com mais facilidade as técnicas empregadas.
Post de mestre!!!
Obrigado!!
Olá,
Mais um vídeo q vai pra minha pasta de “Grandes aulas”!
Deixo aqui meu mashup mais recente “Downpipe vs Neutronik”, feito no ableton e utilizando a maioria das informações do vídeo:
http://soundcloud.com/djdiogo_s/downpipe-vs-neutronik-mashup-2009
Abraços!
Que grande sonoro… muito bom. eu tou a começar e estas dicas estão ajudar imenso muito obrigado… abraço de portugal.
Lauren, bom que você gostou… esse artigo que você leu é apenas o primeiro de uma série, confira os outros posts no:
http://ilankriger.net/?s=como+fazer+mash+up
Vou encher o saco mais uma vez. Gostei muito da série de tutoriais, não sou DJ nem pretendo ser quero só "brincar" e me divertir criando minhas próprias músicas pra ouvir.
Com as mash ups da pra criar coisas bem legais… mas tive um dúvida que não consegui achar em nenhum outro tutorial anterior desde que acompanho o blog nem através das pesquisas: Como uso a ferramenta de edição usada nos tutoriais? consigo fazer os warp e tudo mais só que tudo na tela padrão com os canais midi e audio
Oi,
não entendi a dúvida?
A tela que aparece nos tutoriais com possibilitando edição de varias faixas juntas. Não sei onde encontrar ela, só consigo abrir a edição de uma faixa de cada vez
Estava com o mesmo problema, vlw pela ajuda. "tab salvador"
Acredito que você esteja falando da tela de arranjo.. mudar dela para a tela de cenas aperte o botão tab
Esse Ableton live seria o software ideal para samplear sons de minha guitarra atraves de meu notebook ?
Eu digo para desempenho ao vivo, é possivel ?
gostaria que alguem me ajudasse como fazer isso. muito grraa to.
Oi Geraldo,
Você pode gravar sim direto no Ableton: http://ilankriger.net/tutorial/tutorial-grava…
Acho que é legal você também usar o looper: http://ilankriger.net/tutorial/serie-%E2%80%9…
Veja se você entende.. abs
Irado o Post.
Ta ajudando bastante!
Brigadao!!
hehehe!! esse é o objetivo!!
muito legal o tutorial, bom estou tentando fazer um Mash Up bem simples so pra testar, mas tive um probleminha.. Quando exporto a musica em wav ou aiff nao está salvando os "fades" que eu editei, ou seja no final de um sample editei o fade para fique diminuindo o audio mas ao ouvi-la uma vez salva está como se nao tivesse nenhum fade…
Desculpa, mas jah resolvi era um erro meu mesmo… XD
Bom mas teve uma coisa do tutorial que eu nao entendi:
Para que serve o falso Kick???
Oi Pablo, o falso kick serve para ativar o compressor de side chain e cortar o som (quando o kick entra).
Tenta esse tutorial: http://ilankriger.net/tutorial/como-fazer-com…
abs
olá, tem algum vídeo ou se na for necessário, uma explicação prévia de como colocar o efeito ECHO no tempo? e como utilizá-lo da melhor forma… e também como acertar o bpm de acapellas. fico muito grato!! abraços