É cada vez mais comum ver Djs e Live Pas se apresentando com o Ableton Live, existe uma forma em que o set já está pré-mixado, não deixando muito espaço para improvisações e criatividade do artista (veja meu post: Live ou Dead Pa), existe um outro formato em que o artista pode recriar as suas músicas, reeditando, adicionando acapellas, loops e sintetizadores ao vivo. Um artista que se apresenta neste segundo formato já tem bastante maleabilidade, imagine dois juntos. com dois computadores É isso que esse tutorial pretende ensinar, como colocar dois computadores em uma mesma sincronia.

Passo a passo:

Mestre e Escravo

Cada computador vai ter um papel diferente na rede que será montada, leve em consideração que a sincronia pode ser entre dois ou mais computadores.

-Master (mestre)

É ele que vai controlar o Bpm e também ficar responsável por iniciar e terminar o set.

-Slave (escravo)

Pode ser um ou mais computadores, a sua única limitação é seguir o Bpm do Master e também não poder iniciar e terminar o set.

O que eu preciso:

A conexão entre dois MACs pode ser feito por rede, estou estudando a melhor forma e devo postar no blog nos próximos dias.

Eu sempre utilizei a conexão por Midi, que não é tão boa quando a por rede, mas funciona satisfatoriamente e nunca deu problema no meu set-up. (Pc/Mac).

Equipamentos necessários:

1) Dois computadores (ou mais), rodando Ableton Live;
2) Uma interface Midi por computador;
3) Um cabo de Midi para conectar cada computador.

No Cpu(s) Master:

1) Abra o “Preferences”;
2) Abra a aba “Midi”;
3) No “Output”da sua interface Midi aperte o botão “Sync”;
4) Conecte o cabo midi na saída da sua interface Midi.

Importante: Depois de sincronizado, você deve ajudar o “Midi Clock Synck Delay”, para fazer o ajuste fino dos dois Cpus. (Veja o vídeo no fim do post para mais detalhes)

output-de-midi

No Cpu Slave:

1) Abra o “Preferences”, “control + ,” (PC) ou “command + ,” (MAC);
2) Abra a aba “Midi”;
3) No “Input”da sua interface Midi aperte o botão “Sync”;
4) Conecte o cabo midi na entrada da sua interface Midi.

Input de Midi