fbpx

O Bernardo mandou um e-mail faz umas duas semanas, ele estava com uma dúvida de como diminuir a latência em suas gravações.

O que é latência?

Entenda latência por atraso.

Se você já tentou gravar algum vocal ou instrumento acústico no seu software de produção musical, você deve conhecer bem esse problema.

Como eu controlo o atraso (latência) no Ableton Live?

Para entender o controle do atraso, você vai precisar entender o conceito de “Buffer size“.

Walkman

Você lembra como eram os antigos Cd players portáteis?

Com o aparelho parado, você conseguia ouvir o seu Cd sem problema, mas ao começar a caminhar com ele, o cd começava a pular. Isso foi resolvido com o buffer, ao invés do cd tocar no instante que era colocado, o Cd player lê alguns segundos a frente, com isso ao movimentar o aparelho, não tem problema.

Buffer Size

Nos sequenciadores acontece a mesma coisa, o “Buffer Size” é a quantidade de samples que o software lê antes de reproduzir o som, se você está produzindo apenas no seu computador, esse valor não vai causar nenhuma diferença, ele é apenas percebido na hora das gravações.

Qual é o valor de Buffer Size ideal?

Para acessar esse parametro no Ableton:

  1. Vá em Preferences – Control + , (Windows) / Command + , (Mac);
  2. Selecione a aba audio.

Buffer Size

Não existe um valor ideal, existe sim, um valor ideal para cada situação.

Buffer size baixo (menos de 512) = processamento alto

Quanto menor o buffer size, menor a latência, com isso o seu processamento vai aumentar, pode aumentar tanto que vai começar a clipar. Recomendo fazer as gravações no começo da música, assim é possível baixar o buffer para gravar com pouco atraso, depois disso, retorne o buffer para um valor que libere o processamento do computador.

Buffer size maior (mais de 512) = processamento baixo

Muitos produtores, pedem conselhos para comprar um computador melhor, pois a sua máquina não está aguentando tantos Vsts, provavelmente o problema está sendo gerado por um buffer size pequeno.

Bernardo Mazzoli – Tutorial de como colocar a gravação na posição certa

O Mazzoli, criou um tutorial em vídeo demonstrando o problema e qual solução ele desenvolveu.

Esse outro vídeo dele, sobre técnica vocal também é bem interessante:

Conheça o Bernardo Manzoli:

Ele é produtor musical, cantor e compositor. Participou da banda de reggae roots Definitivamente, de Floripa e, atualmente, prepara o lançamento de seu mais recente trabalho: “Som Brasil Música do Mundo”, previsto para o início de 2010.