Guided By Fun

Eu fiz no começo da semana um artigo sobre o Myspace, gostaria de ressaltar que em nenhum momento tive a intenção de desvalorizar quem consegue tirar um bom proveito dessa ferramenta.

A maior lição que eu tirei com aquele post, foi que a ferramenta muitas vezes não importa e sim a forma que ela é usada.

Em uma conversa com o Felipe Akel do Guided By Fun, ele relatou que o Myspace tem sido essencial no sucesso da banda. Resolvi fazer uma entrevista para tentar descobrir exatamente por que funciona para ele, e não funciona para metade dos usuários do site (pelo menos para quem respondeu nos comentários).

Cheguei a algumas conclusões, sobre o Guided no Myspace, eles fazem:

  • Atualizações constantes;
  • Dão respostas rápidas a mensagens e comentários;
  • Tem um trabalho de qualidade;
  • Criaram uma de rede de contatos que pode não ser grande, mas tem qualidade.

Entrevista com o Felipe Akel do Guided by Fun

Como surgiu, quem faz e como funciona o Guided By Fun?

Eu e o Paulo tínhamos um live act com o Cassiano Surek chamado Stereo Squad (www.myspace.com/stereosquad) que estava pronto e fazendo alguns shows. No final de 2007, Cassiano voltou para York (UK) para finalizar uma pós-graduação em música e tecnoligia e como já tínhamos um formato “meio pronto” resolvemos montar o Guided. Aí o trabalho foi um pouco mais fácil… Foi só chamar a Ana e aplicar o que tinhamos aprendido com o Stereo no Guided. Eu e o Paulo somos responsáveis pela produção e venda. Ele, mais focado no áudio e eu, no vídeo.

2) Quem criou e administra o perfil do Guided no Myspace?

Fui eu mesmo que criei e sou eu que administro.

3) Quanto tempo vocês investiram para montar o perfil?

Investimos cerca de 8 horas ao todo.

4) Quanto tempo por dia você gasta para manter ele atualizado?

Gastamos cerca de 2 horas semanais para atualizar, ler e responder as mensagens, e aprovar amigos e mais umas 5 horas de navegação para “me atualizar”.

5) Você já fizeram algum contato para fechar shows e afins via Myspace?

Claro. O myspace é uma das ferramentas que nos traz mais benefícios. Todas as semanas recebemos em média 4 ou 5 mensagens com contato, propostas para shows e até mesmo pedidos de produtores para fazer remixes das nossas tracks. Temos 2 remixes em andamento que só foram possíveis através do myspace, inclusive um deles está sendo produzido por um produtor da Polônia.

6) Qual é a porcentagens de negocios gerados pelo Myspace em relação ao total?

Cerca de 20% do total de shows vem diretamente de contatos feitos através do myspace, mas podemos considerar uma porcentagem até um pouco maior, já que muitos das nossas tracks são lançadas antes no myspace e depois em outras mídias.

Você conhece algum caso de sucesso no Myspace?