fbpx

Mudanças dentro do universo dos djs.

Novas Tecnologias

Matéria originalmente publicada na Revista “House Mag”

Nestes últimos anos o nível de aceleração do avanço tecnológico tomou grandes proporções (com isso teve gente ganhando e perdendo fortunas). Dentro do universo da música e mais especificamente dos djs a coisa mudou muito.

Provavelmente em 20 anos os djs nem vão precisar de case (pasta/maleta onde o dj coloca os cds/discos), ele vai chegar com o seu fone de ouvido conectar com o mixer do clube e automaticamente o mixer vai se conectar com a internet, disponibilizando todas a musicas do banco do dj (que deve beirar o infinito), além disso o dj vai poder escolher e comprar musicas que acabaram de ser lançadas, provavelmente as musicas vão ser de graça, quem vai pagar é o dono do clube, o valor deve variar quanto a quantidade de pessoas (esse é o ECAD do futuro).

Hoje ainda estamos em uma transição da música distribuída fisicamente para a distribuição digital, poucos djs ainda tocam com vinil (que para alguns nichos devem até sobreviver mais tempo que o cd e dvd), muitos trocaram o vinil por cd, pela facilidade de adquirir música seja nos mais de 100 sites legais que vendem mp3 (formato comprimido de áudio, acho que essa todo mundo conhece) onde você pode baixar novas músicas instantaneamente, menos peso pra carregar, cases de vinil podem pesar até 30 kg, facilidade de se manter atualizado (alguns djs fazem tours por mais de 30 dias, ficando longe das lojas físicas), mais variedade de musica, facilidade de alguns produtores de testar novas produções na pista.

Entre 1998 e 2005 as mudanças foram bruscas, no inicio dessa era abriram as primeiras lojas virtuais (que ainda vendiam os bons e velhos discos de vinil), naquela época os djs podiam fazer seus pedidos ouvindo os últimos lançamentos, em qualquer parte do mundo. Para quem morava no Brasil só precisava esperar entre 2 e 3 semanas e pagar o imposto de 60% sobre a compra!!!!!

Antes de 1998 os djs ou compravam seus discos em sua própria cidade (Curitiba – Doctor Disco, São Paulo – Lojas da Galeria Ouro Fino e 24 de Maio), ou viaja para estas cidades comprar, raramente saia uma viagem para os EUA ou Europa (mais precisamente Londres), com esta dificuldade os djs acabavam tocando um set por um bom tempo.

** Shazam!! – Já existe na Inglaterra um serviço, onde você pode ligar de um clube ou show para um numero especifico e colocar o telefone próximo da caixa de som, em 5 min eles tem mandam uma mensagem com o nome do artista, faixa e album de lançamento.