fbpx

Ilan Kriger e M.E.RA – Last Lesson

[audio: Last Lesson.mp3]

Essa música foi concebida em pouco mais de 10 horas de trabalho. A composição, mixagem e masterização foi feita por mim e por 4 alunos formados do curso de produção musical da AIMEC. São eles Marcelo Pereira, Erik Schoppen, DjAlbini e Renan Balaroti. Para que não houvesse “brigas” e nem perda de tempo com idéias boas mas que não combinassem com o tema, foi definido logo no começo que a música teria uma pegada Techno com pitadas de House e Electro.

Fiquei extremamente satisfeito com a reação que ela está causando nas pistas, acredito que muito disso pela sua simplicidade.

Este é o primeiro artigo de uma série, em que eu vou disponibilizar projetos do Ableton abertos, nestes posts você vai encontrar: (clique no link para baixar).

Para que tudo isso?

  • Faixa original:

Assim você conhece como é a versão original da música e pode comparar com o seu remix ou nova versão.

  • Projeto completo da música no Ableton Live (versão 8.0.3):

Se você usa este sequênciador, você terá a chance de estudar, modificar, remixar o trabalho original. Com isso você tem a chance de conhecer mais a fundo sobre produção musical.

A música inteira e os elementos desta, estão disponíveis para download grátis sobre a licença Creative Commons, com isso você pode adaptar e modificar sem restrições, o único detalhe é que você precisa citar a fonte.

  • Samples para remix:

Se você não usa o Ableton Live (ou ainda não está usando a versão 8), você pode usar os elementos dessa música para fazer um remix ou uma nova música.

  • Tutorial em vídeo:

Serve para que você aprenda sobre como os elementos foram modificados e modulados na faixa original, com isso vai ficar mais fácil o desenvolvimento das suas ideias.

O que eu preciso para usar o projeto completo:

  • Ableton 8.0.3 (Pc ou Mac)

Complementos:

Eu usei alguns plug-ins que não são nativos do Ableton Live, você tem a opção de comprar ou usar o demo destes softwares para usufruiu 100% de todas as possibilidades do projeto,  eu deixei os canais com esses elementos freezados, se você  não tiver algum destes plug-ins o som vai tocar sem problema, só não vai ser possível editar ele em profundidade.

Você gostou desse tipo de artigo? Ele vai melhorar as suas produções?