fbpx

Ok, sei que vai ter alguém reclamando que eu mudei de opinião, mas foi exatamente isso que aconteceu. A S4 é uma excelente ferramenta e o seu conceito deve ser estudado e por que não reproduzido com outros softwares e controladoras.

Tocar músicas inteiras e/ou com alguns loops e efeitos não é novidade para ninguém, muitos DJs já faziam isso há quase 10 anos atrás, usando o Ableton Live, mas construír músicas interas usando apenas alguns sons é realmente uma novidade e que com certeza eleva o status desse DJ a músico.

O DJ que faz Turntablism é músico sim

Sem dúvida os DJs que fazem malabarismo com os toca-discos, podem facilmente ser considerados músicos – eles são especialistas em alongar trechos de músicas e em usar pequenos sons e ruídos para contruír elementos ritmicos e melódicos.

Infelizmente como a Technics parou a produção dos seus famosos toca-discos e está cada vez mais difícil de conseguir discos, essa arte vai ficar cada vez mais limitada a poucos artistas  – essa realidade fica muito distante para alguém que tem apenas um computador e não o set-up completo (toca-discos, mixer e discos).

Ean Golden é o DJ músico:

O dono do excelente blog DJTechtools, explora como as controladoras Midi podem e devem ser usadas para criar performances, onde a figura do DJ, produtor musical e do músico se fundem.

Não é de hoje que o editorial do blog ataca esse universo – ele e os seus leitores estão em nível tão avançado neste quesito, que é comum você ver por lá tutoriais com bateristas e percussionistas, ensinando como melhorar a ritmica dos “DJs”.

Fiquei bem impressionado com a performance que o Ean Golden criou com a a recém lançada S4 da Native Instruments.

“Phenomena” na S4 por Ean Golden

“Ozzy” na S4 por Ean Golden

Como funciona o Loop Recorder?

Essa é uma nova função do Traktor S4 (que vem junto com a controladora), mas ela pode ser emulada no Traktor Pro e também no Ableton.

O Ean Golden usou pequenos pedaços das músicas originais, que adicionados com efeitos – foram gravados e reproduzidos em loop, com isso ele consegue criar uma camada para a bateria, outra para o baixo e depois disso improvisar com sons de guitarra para criar mais ação.

Como fazer isso?

Uma alternativa de hardware pode ser o Pioneer EFX 1000 ou qualquer outro processador de áudio que tenha um delay com feedback em 100% (muitos pedais de guitarra e o Kaos Pad 3).

A S4 facilita o trabalho pois todas as funções para gravar e reproduzir os loops já estão bem explícitas na interface – mas qualquer controladora Midi, que consiga manipular os parâmetros descritos acima podem funcionar com facilidade.

Mais vídeos para você se inspirar – Coletânea DJTechTools:

Você acha que o Ean Golden e DJs que fazem esse tipo de performance são músicos?