Atualmente com aumento da capacidade de processamento dos Laptops, ficou mais fácil carregar o seu estúdio para um quarto de hotel ou mesmo para a beira de uma piscina, mas ainda é impossível fazer uma viagem de carro com o estúdio plugado (a não ser que você queira danificar o seu HD).

Alguns aplicativos para I-phone, podem ajudar nesses momentos onde a inspiração vem na hora errada. Já existem aplicativos que colocam o seu estúdio inteiro dentro do I-phone, como o Beatmaker.

Recentemente foram lançados dois aplicativos que me chamaram a atenção, Digital Bass Line (emulador da famosa Roland Tb 303) e o Ir 909 (emulador da bateria da Roland Tr 909).

O Digital Bass Line funciona muito bem, com os knobs e botões respondendo rapidamente ao toque na tela, já o Ir 909 não funcionou bem, não sei se os meus dedos são muito gordos para apertar os botões ou está faltando coordenação motora.

Digital Bass Line (emulador da Tb 303)

Ir 909 (emulador da Tr 909)

Os aplicativos de I-phone ainda estão engatinhando, quando comparados com software como Ableton, Logic e Reason, muito provavelmente pela baixa capacidade de memória e processamento do telefone.