Você pode não gostar da linha de som que o produtor canadense faz, muito menos das suas declarações contra os Djs, mas ninguém pode negar que ele consegue alcançar uma qualidade acima da média.
Como será que ele atinge esse nível? Plug-ins especiais, mixagem, utilização de hardwares (sintetizadores), diversos seqüenciadores em combinação, masterização ou tudo isso em conjunto? Se o seu interesse for de apenas imitar o tipo de som (timbres e padrões) que ele cria, o Youtube é um prato cheio para isso. Mas se o seu interesse é a qualidade final da sua música siga em frente.
Pesquisei na Internet alguns vídeos e entrevistas para obter algumas respostas:
Tempo: As vezes é necessário um bom tempo para afinar a mixagem de uma música. Ele odeia fazer remixes com pressa pois muitas vezes o resultado final não fica bom. “Não importa o que você precise fazer, mas faça um mix final muito bem polido”.
Sequenciador: Deadma5 é adepto do Cubase mas ele não dispensa o Ableton e o Reason para produzir em Rewire (em conjunto) bem como utiliza o Reaktor da Native Instruments. A idéia é pegar o que cada software tem de melhor.
Sintetizador de hardware: Muitos produtores que estão fazendo fama atualmente produzem apenas com um laptop munido de softwares, o canadense indica a utilização de hardwares ou o produto final vai soar muito digital.
Groove: Em todas as suas músicas ele cria grooves colocando elementos sempre um pouco a frente ou atrás de onde normalmente estariam.
Ritmos: Ao invés de se prender a estrutura básica do 4×4, ele utiliza complicados ritmos orientais (não sou especialista neste assunto, alguém pode dar uma força?!).
Grupos: Zimmerman (nome do produtor do rato morto) salienta que se dois sons forem roteados para um mesmo compressor um pode acabar cancelando o outro. Ele não especifica quais canais devem ser comprimidos juntos, mas dá o exemplo entre Kick e um Open Hat, que se forem comprimidos em um mesmo local Open Hat vai acabar diminuindo o volume do Kick.
Masterização: Pelo trabalho bem feito no mix, a masterização é feita apenas para dar alguns retoques. “A masterização é realmente uma arte, eu fico louco quando tenho sons legais mas que em conjunto não funcionam bem”.
Gravações transparentes: “…quando é possível escutar cada nuance dos sons. Esse é um trabalho de colocar cada som em sua devida freqüência.
Deadmau5 e Glenn Miller masterizando uma música em um estúdio profissional?!
Esse vídeo me deixou bem curioso, ele foi postado pelo homem rato em pessoa. Na descrição no Youtube está claro que eles estão iniciando uma sessão de masterização, mas parece que o engenheiro vai mixar a música novamente.
Mucking about in the studio
Não acredito que ele faça esse tipo de processo com todas as suas músicas (deixando o trabalho sujo para um terceiro), mas sim que ele fez uma ou algumas vezes para aprender alguns truques.
Questões para discussão:
Você conhece alguém que masterize música eletrônica profissionalmente no Brasil? Como é o resultado?
Você conhece alguém que mandou masterizar em um estúdio gringo?
Fontes:
http://www.residentadvisor.net/feature-read.aspx?id=972
http://blog.wired.com/underwire/2009/03/sxsw-deadmau5-t.html
e o grande segredo quando vai ser revelado hehehe??
‘e um misterioooooo rsrsrs
ele criou uma formula e segue ela, vc ouve suas musicas sem ver o nome e ja sabe que ele criou, ele ‘e ‘otimo!!!!
Existem N produtores de renome que fazem o básico do básico na mixagem e jogam todo o restante do trabalho na mão de um engenheiro de som.. nada demais considerando quem tenha um profissional de confiança e muito $$$ para bancar o serviço..
Acho que um dos grandes diferenciais de qualquer artista é a originalidade somada à personalidade. Deadmau5e tem um bom conhecimento musical e técnico e usou isso para criar características próprias em seus timbres e linhas melódicas e harmônicas. Também soube aproveitar bem a imagem associada ao seu nome.
Com relação aos “complicados ritmos orientais” imagino que ele deva se basear em unidades de compasso que são fora do padrão que estamos acostumados. Deve usar 5/4, 6/8, 3/8, 5/8, etc. Talvez ele também tenha se referido aos timbres de instrumentos orientais que dão uma sonoridade diferente na música.
Acho que ele é mais um dos grandes do mundo eletrônico que estão tentando alcançar o nível de artistas famosos em todo o mundo musical, como Madonna, Rolling Stones, U2, etc. Se vai conseguir já é outra história, afinal, poucos conseguiram como Prodigy e The Chemical Brothers.
O massa é que ele deu umas dicas de como trabalha, pouca gente faz isso hoje em dia.
Bom, depois das declarações dele contra os DJs eu parei de botar fé nesse cara.
Se não fossem os DJs, onde ele estaria hoje? Quem compraria as músicas dele?
Acho que falta um pouco de humildade pra ele…
No exterior a fama dele também não é das melhores entre outros djs/produtores iniciantes. Eu frequento alguns foruns de produção e lá não se pode escrever a palavra Deadmau5, senão já é motivo de revolta hehehehe.
Recomendo comparar o trabalho dele, com o desse cara:
Abraços e parabéns pelo blog.
Venho acompanhando assiduamente!
louco esse cara, falando merda… w David Guetta que é um cara sem personalidade que usou a Fama dos outros pra chegar no top 100 dj, toca pop é considerado dj de House?? besteira que tu tá falando só pq o cara é usa tecnicas diferente é obrigado os outros chamarem ele de dj? o povo confunde as coisas…
Pelo q eu saiba o deadmau5, não usa o cubase ,sei que ele usa o ableton e o fruity loops,conserteza ele deve usar o reason eo reaktor em rewire, e alguns VSTs mas ele usa o fruity loops sim. pois tem faixas exemplos feitas por ele no fruity loops, e já vi entrevistas dele dizendo q o usa e de pessoas o criticando por usar o FL Studio.
Tá ai mais uma prova de que o soft q vc usa não importa muito,e sim a qualidade final, o FL Studio e considerado um brinquedo, e no entanto alguns produtores andão “brincando” com esse soft poderoso como qualquer outro.
Eu sou DJ em Belo Horizonte e estou entrando no ramo da produção, já usei soft como sonar, Acid pro, cubase, nunca usei o reason mas tenho o interesse de conhecelo, atualmente produzo minhas track tanto no FL Studio 8 quanto no Ableton 7 por que são soft de excelente qualidade e uma interface amigavel q nos inspira.
è isso ai
Oi Semin,
No fim das contas o software não vai fazer muito diferença se você realmente conseguir tirar o melhor dele.
Quanto ao Fl vs. Deadmau5, não sei ao certo se ele usa, tirei a informação que ela usa o Cubase com outros softwares de um entrevista dele.
Em relação aos demos, as músicas foram colocadas sem a autorização dele e feitas por um terceiro. Quase gerou um processo judicial.
Poxa dessa ai eu não sabia
Mas depois vc poderia dar uma olhada no fruity loops tem demostrações de musicas, loops, e acho q até tutorais dele.
isso desde a versão 6 do programa.
E eu estou aprendendo a mexer no ableton e estou adorando mas vc recomendaria o FL Studio já mexeu nele, ou conhece algun produtor que use ele?
E obrigado pela informação fiquei sabendo no rraul que ele usava o FL Studio.
Vlw mesmo estava mau informado
dizem que o FL Studio não é bom pra masterização, equalização e mixagem, por que ele da chiado no som final ,que o som fica diferente escutado em sons de carro,de casa PAs e etc.
Dizem que o som dele é ruim que é programa de amador e muitas outras coisas
Isso é verdade?
Gostaria de saber a verdade pois gosto muito dele e como eu tó começando agora e gostaria de uma opinião Profissional
Eu tenho usado o Ableton como já disse, mas uso o FL studio em rewire com o ableton as vezes
gostaria de uma opinião de quem conhece de produção com sinceridade
Uma critica construtiva é sempre muito bem vinda.
e a respeito do deadmau5 ele era um tester do FL Studio, foi o q eu consegui saber só não sei se ele usa ele em suas tracks hoje em dia
disso eu não consegui em formação
Semin, eu não posso afirmar nada com autoridade sobre o assunto, pois eu nunca usei o FL, mas por outro lado conheço vários produtores de Hip Hop que usam o software e as músicas ficam pancada!!
Acredito que não importa muito o software, sempre existe uma forma de tirar um som profissional. Só que em alguns softwares pode ser mais fácil e em outros vai demandar mais tempo.
Tem alguem que pode ajudar o Semim com essa dúvida?
Eu uso Fl somente, e fica sim, por mais que eu tente, sempre tem algum ponto que dá aquele shiado, ou um ruido, normalmente acontece quando tem mais de 2 sons na mesma frequência, e de acordo com o que acontece comigo, é sempre entre 700hz e 2.3kh mais ou menos
Gosto muito do FL mas isso tá me fazendo querer migrar pro Cubase, e já to quase fazendo isso
Mas eu produzo electro
Acho que não faz diferença! Se você gosta do FL continue com ele!! Leia o manual, leia tutoriais assista vídeos, faça um curso de produção!!
Como eu disse antes não importa a ferramenta e sim com você faz o uso delas!! Dei o exemplo do Hip Hop, pois são sempre músicas com muito peso e qualidade
ai ilan vlw cara eu te amo
rsrsrsrsrsr
Sou Dj e atualmente estou fazendo curso de produção no Cubase. Vou tentar responder as duas questões sobre o frase infeliz do deadmau5 e sobre o FL.
1- Achei o comentario dele infeliz por dois ,motivos, se ele esta mixando suas musicas ao vivo e de certa forma é um dee jay . E sem os djs para divulgarem seus trabalhos no mercado sua fama talvez não alcançaria a metade do sucesso que tem até a presente data de seu comentário infeliz.
2- Não importa o programa que você usa para produção, o importante é faze-la o mais perfeito possivel para que na masterização você possa apenas arredondar a musica para ela ficar do jeito que você deseja, com qualidade. Existem varios plugins especificos para remover chiados e ruidos de sua pré-track, basta saber usa-los para obter o melhor desempenho em sua execussão .
Olá Semim!
Respondendo á sua questão sobre o FL Studio,
atualmente estou começando á trabalhar com prod. sonoras (e ainda estou cursando produção musical), produzindo músicas tanto “acústicas” á “eletrônicas”.
Lhe informo que é possível gravar, mixar e masterizar usando o FL e seus plugins. Porém para isso é necessário uma boa familiaridade com programa.
O que decidirá os resultados finais será o produtor, pois existem diversos caminhos diferentes que podem te levar ao mesmo lugar.
Boa sorte!
Além da criatividade e identidade, dois elementos muito importantes para o sucesso: marketing (saber vender sua imagem) e bons, muito bons contatos!!!!
Agora quanto ao Fruity Loop, já vi muita gente xingando este software mas tinha uma época atrás, antes de surgirem outros softs, todo mundo o elogiava!
Mas eu aconselho veemente a usar o FL porque ele é um programa de criar loops, entretanto na parte da equalização e pré-masterização, vc tem que fazer tudo na unha e isso é ótimo, porque vc tem que partir para tutorias e apostilas de mixagem e equalização!!!
A música e som são uma ciência!
Cada canal do FL tem que ser tratado separadamente com equalizador, plugins, compressores mas deve prestar muita atenção no conjunto todo!
Entendeu???
Ou seja, ao mesmo tempo que vc trata canal separamente na parte de equalização, vc deve ficar atendo também ao conjunto todo para obter o resultado desejado!
Aí que começa a guerra das frequências!!!
é trampo, muito trampo! mas isso me proporcionou um melhor preparado na hora de mexer na equalização!!!!
mas eu tenho que aprender muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito ainda…
sobre grupos, acredito que o Deaudmau5 faz é o mesmo que se pode fazer no FL Studio… conhece aquele plugin chamado Fruty peak Controler?
Então ele coloca no canal do kick e no lugar do bass ele coloca o plguin fruty Balance e linka no peak Controler do canal do bumbo… assim toda vez que toca o bumbo, some o baixo…
dá uma olhada neste tutorial em video. Deve ser isso que estamos falando:
Nossa, eu tenho tanta coisa pra escrever!
uma das grandes dúvidas que eu tenho quando ouço as suas atuais produções e de outros produtores (POR FAVOR, QUEM SOUBER ME RESPONDA!!!!) mas como eles conseguem colocar uma espécie de reverb na música????…ela dá uma encorpada gostosa na música… não sei se é reverb exatamente, não é um efeito espacial, é uma espécie de efeito que faz com que a música fica mais encorpada mas sem bater duro nas caixas… eu até brinco que o som chega até dobrar levemente o ouvido da gente… ouço isso também nas músicas do Tiesto!
E finalizando…. Ilan, vc devia escrever uma matéria com título assim: PORQUE CERTAS PESSOAS NASCEM VIRADAS PRA LUA E OUTRAS, NÃO????
Veja o exemplo: quantos djs e produtores estão ralando pra conseguir seu espaço e de repente surge esse deadmau5 que segundo relatos em sites, tem fama de cancelar turnês, dizer que todo dj é escroto e falar que entrou nessa por modismo porque não tem paciência pra clubes. Preferia estar em casa!!!
O mesmo posso dizer da dupla KLF que nos anos 90 queimaram 1 milhão de libras. Puxa! É muita nádega virada para o nosso satélite natural…. enquanto isso nós estamos aki ralando para correr atrás de nossa garantia, pegando ônibus, acordando cedo….!!!!
: 0
nem sei se isso é pra refletir ou pra rir!!!!
: )
Live de Angola:
Gosteu muito desse site.. apenas vim dar uma olhadinha no post sobre o Deadmau5 que se tornou uma grande referência na música electrónica e acabei lendo todo post porque realmente as pessoas aqui estão procurando a coisa certa.
A experiência aliada a tua criatividade e identidade são as chaves para você conquistar as pessoas com as suas músicas..
Esses três elementos em alta é sucesso garantido,.
Na minha opinião sincera, o melhor software para qualquer produtor de música electrónica é aquele que você está usando actualmente..
Estou usando FL Studio, há 5 anos, faço dele o melhor soft para minhas músicas, procuro sempre upgrades, como VSTi, DXi para tornar o programa mais rico.
Cubase, Reason, Traktor ou Ableton, o que você está usando é o melhor para ti, desde que consiga tornar suas ideias reais, isso é que faz a diferença.
Software é bom para ser um músico normal.Mas se quer ser conhecido internacionalmente tem que ter também os hardwares, pianos, baterias, sintetizadores para mostrar sual real capacidade.
É isso aí.. estou criando meu blog e depois deixo aqui link para trocar ideias com todo pessoal que está interessado em por a música electrónica no lugar onde sempre deve ficar, no “TOPO”.
Dj Ilan sucesso pra ti..
ÝEMBA!!
pow, aqui refletir, e até rir com a historia do tal rato morto, eu sou mais um aqui, trabalhando com o fl studio, ele me aparenta ser uma pessoa humilde que precisa ajudar, até mesmo com sua pouca qualidade, ajude-o seja paciente, saiba usar cada vst, até eu montar meu studio com hardware, o programa virtual que uso sempre foi e sempre vai ser o fl stuido …
gostei daqui, quem quizer trocar umas ideias no msn …
add ae: andersonferreira1992@hotmail.com, djmaster.anju@hotmail.com …
abraço a todos …
paz pra todos!
Sou produtor de hip hop iniciante e tenho uma duvida parecida com a do semim!
Eu uso muito o FL Studio e gosto muito da facilidade com que ele me permite usar os timbres e misturá-los pra fazer o som barte bastante! Eu tambem uso um Psr 640 mas, mesmo com poucos timbres e kits de drum fracos o teclado da um organicidade pro meu som que eu não concigo colocar no Fruit nem com muito esforço. E o hiphop esse eh o grande dezafio de mesclar o acustico com o eletronico!
Tenho o reason aki que todo mundo fala bem mas eu não entendo nada enão sei nem por onde começar com ele!
Tem como deixar o som do Fruit Mais organico??
Usar os plugins de instrumentos do reason nele por exemplo???
e
O primeiro DAW do Deadmau5 foi o FL studio, isso há uns 10 anos atrás… pra Live ele usa o Ableton (novidade! kkkk).
Essa parada de "o software que vai mandar na qualidade final" não é verídica! Se o FL dá chiado na track, convenhamos né! pegue aí sua track, em mp3, no máximo beirando 320Kbps, sem mixagem, diga-se de passagem uma masterização, com uma pilha de sons amontoados… É SURUBA NA CERTA!!!
Na net tem uns vst's MUITO bons pra masterização (Yamaha Final Master, Izotope Ozone….) sem contar os bundles da Waves que é "coisa finíssima" (por exemplo o plugin 'IDR' que significa Increased Digital Resolution, ele tem opções entre 16bit/32bit de resolução sonora, colocou ele 'adeus chiado'.)
Ou seja… para se chegar á um som limpo TEM que se passar por estas etapas, sem elas, sem sonzeira!
Rapaz deadmau Manja!!
muita gent q naum tem criatividade no bagulho, fica criticando
a galera q faz sussesso,
em quanto dead fica de boa só cossando o ovo, e o dinheiro caindo na conta, neeguin fica criticando e falando mal do FL STUDIO
é a mesma coisa que tentar tirar um parafuso fenda com uma cha estrela
((naum sabe usar a ferramenta))
outra coisa quem tiver achando ruin, pega uma corda e se emforca
blz
…
flw cambada
Bom, como isso virou uma discussão sobre software, também tive interesse em comentar. Na minha opinião não é o software que cria e deixa uma música legal, más sim a força de vontade e criatividade da pessoa. Eu uso o FL Studio e recomendo. Eu tenho 40% de audição no ouvido direito e não tenho estudio, eu tenho 15 anos e uso o FL Studio a 2 anos. Estou sempre batalhando para ser reconhecido no mundo da música, já pensei em desistir porque sei que não tenho os equipamentos necessários, más a minha vontade de ser DJ e Produtor fala mais alto. Então eu só queria comentar isso … ” Se você tem um sonho, não desista dele, mesmo que tenha mais de mil motivos para ele não se concretizar, acredite nele. ”
OI vc tem msn uso fl studio poderiamos trocar umas dicas ??? se possivel
Ola galera uso o fl studio e ele é um programa super profissional atende todas minha necessitade não tenho nada de reclamar dele tentei o ableto live mas não gostei o fl é 10