fbpx

Mac vs Pc

Faz menos de um mês que eu fiz um post sobre o Glitch que é um Vst grátis para Windows, descrevi que ele foi um dos motivos que fez eu ter comprado um Pc para produzir. Fiquei surpreso com a quantidade de comentários incitando a briga entre Windows e Mac.

Este tipo de discussão nunca tem um vencedor. É como discutir futebol ou religião com quem tem opinião contrária a sua.

O objetivo deste artigo não é de reacender esta briga mas sim de demonstrar as diferenças entre os sistemas operacionais para que você faça a escolha certa.

Passo maior que a perna

Passo maior que a perna

Na AIMEC eu sempre tento demonstrar para os alunos que eles não precisam sair que nem loucos, investindo montanhas de dinheiro para começar a produzir. Muitos desses alunos mais afobados são os primeiros a desistir do curso.

Dica: Comece devagar, nunca compre por impulso.

Qual é a configuração ideal (computador) para produzir música?

Não existe uma configuração ideal, existe sim uma configuração ideal para você, muito provavelmente o computador que você está usando para ler este artigo serve para você começar a produzir. O ideal é com o tempo investir em um computador melhor, placa de som, controladora midi e outros hardwares, isso tudo vai depender se você quiser gravar instrumentos acústicos, se você toca teclado e muitas outras variáveis. Com certeza se for em uma loja eles vão querer te empurrar um monte de coisa que você não precisa.

Windows ou Mac?

Windows:

Sem dúvidas a orelha do Bill Gates, vive quente, a Microsoft e por consequencia ele próprio são alvos de muitas críticas. Um dos motivos da perda de mercado e de rendimento da empresa nos últimos anos foi o lançamento do sistema operacional Vista que além de ser muito pesado para a média dos computadores, também não agradou aos desenvolvedores, muitos softwares e hardwares (por causa dos drivers) não rodam neste sistema.

Se você quiser entender como nasceu e se desenvolveu tanto a Microsoft quanto a Apple eu indico o filme “Piratas do vale do Silício“. Você sabia que o Bill Gates e o Steve Jobs até játrabalharam juntos?

Vantagens:

  • Mais barato;
  • Mais softwares disponíveis;
  • Maior base de usuários, que por isso podem te ajudar a sanar algum problema;
  • Assistência técnica em qualquer lugar;
  • É barato comprar memórias e acessórios.

Desvantagens:

  • Como o sistema operacional e softwares não são montados juntos, muitas vezes eles podem entrar em conflito;
  • Estabilidade: não existe usuário de computador que não tenha presenciado o Windows travando de alguma forma;
  • Vírus: seja pela internet ou pen drive, eles estão presentes em quase todos os  Cpus, atrasando o processamento e inserindo programas maliciosos na máquina.

Até o Bill Gates já teve o desprazer de presenciar uma tela azul na frente de uma multidão, no lançamento do Windows 98.

Mac:

Muitas pessoas acham que os computadores da Apple não travam e também não estragam facilmente, isso é uma grande bobagem, eles são sim mais estáveis mas não a prova de erros.

Vantagens:

  • Mais estável, pois o software e hardware são construídos juntos;
  • Menor base de usuários, mas que por outro lado é muito ativa, tem sempre alguém querendo ajudar você;
  • Garantia: é muito simples de conseguir ativar ela, em qualquer lugar do mundo;
  • Vírus: Mac não tem vírus.

Desvantagens:

  • Preço alto;
  • Assistência técnica em poucos lugares e cidades;
  • Alto custo de memórias e acessórios.

Mas no fim das contas, qual computador eu compro?

Comece com computador que você acessa a Internet agora, teste os limites dele. Leve em considerações que em todos os softwares de produção existem formas alternativas para você diminuir o processamento.

Essas sãos as configurações mínimas e recomendadas no site da Ableton.

Windows: 1.5 GHz Pentium 4 ou Celeron compatível ou mais rápido (CPU multicore é recomendado), 1 GB RAM (recomendado 2 GB), Windows XP ou Windows Vista, Placa de som compatível (suporte para ASIO é recomendado), Leitor de DVD, é recomendado ter o QuickTime instalado para usar vídeos (no caso do Ableton Live).

Mac: 1.25 GHz G4/G5 ou mais rápido (recomendado Mac Intel), 1 GB RAM (recomendado 2 GB), Mac OS X 10.4.11 (recomendado 10.5 ou mais novo), Leitor de DVD.

Eu felizmente sou dono de um MacBook Pro e deixei agora apenas para as minhas apresentações ao vivo, para o meu estúdio eu investi em um Pc.

Qual é a sua configuração? O seu computador está aguentando o tranco?