Esse post foi uma sugestão do Dudu Nahas  do projeto D-ignition.

Você não consegue abrir o seu Ableton por causa de algum problema com os seus VSTs? Esse passo a passo deve te ajudar a resolver esse problema.

Se você tiver outro bug diferente, envie via comentário que vou tentar ao máximo de ajudar um outra forma é entrar na comunidade do ilankriger.com no Facebook, lá tem mais de 200 artistas que podem te ajudar a encontar uma solução.

Só solicitar o seu acesso aqui: https://www.facebook.com/groups/429325281221841/

Na semana passada o Dudu me ligou desesperado.

Ele tinha instalado um novo Vst e sem querer ao invés de jogar na pasta de Vst plug-ins, ele colocou na raiz do C:. Sem pestanejar Nahas colocou essa pasta como a pasta de Vst-Plugins do Ableton (preferences – file/folder – Plug-in Sources), com isso o Live começou a scanear todo o HD a procura de arquivos .dll.

Há uns 2 anos atrás tive a mesma ideia infeliz, o que acontece é que os plug-ins são arquivos .dll, como muitos outros arquivos no seu computador (que não são necessariamente plug-ins de áudio), o Ableton acaba esbarrando em algum desses outros .dll e trava, com isso o Dudu tentou abrir o Live dezenas de vezes sem sucesso (eu não lembrava como eu tinha me livrado do problema).

Suporte do Ableton Live

O Dudu mandou um e-mail para a Ableton (por isso é bom ser dono de uma cópia original), em poucas horas eles responderam, que ele deveria apagar um arquivo no HD que dá a ordem para o Ableton buscar os plug-ins em uma certa pasta (que no caso dele era em todo o HD).

Delete: preferences.cfg, vstinfoscan.cfg, template.als e undo.cfg

O pessoal da Ableton pediu para ele apagar esses 4 arquivos do Hd: preferences.cfg, vstinfoscan.cfg, template.als e undo.cfg, cada um se refere respectivamente as preferências do usuário, informações do Scan de Vsts, modelo de projeto para quando o Ableton abre e o arquivo que gera os infinitos Undo que o Ableton faz.

Bingo, sem esses arquivos no seu computador o Ableton se encarrega de recriar cada um deles na próxima vez que for aberto.

Em maio eu estava com problema no meu Undo.cfg, as vezes o Ableton fechava com a seguinte mensagem (a minha versão 7 travou tanto que nem abria mais): “Live cannot write the Undo.cfg”.

Na época pesquisei sobre o problema e parece que ele ronda o Live desde a versão 2, muitas vezes ele é causado por múltiplas informações Midi que não podem ser resgatadas a tempo de gravar o Undo.cfg.

Como eu apago os arquivos? (Mac)

Infelizmente não sei como fazer no Windows, alguém tem alguma sugestão?

  1. Vá em: /Users/”seu nome de usuários”/Library/Preferences/Ableton/Live 7.0.x;
  2. Delete (se existirem) os seguintes arquivos: “preferences.cfg”, “vstinfoscan.cfg”, “template.als” e “undo.cfg”;
  3. Repare as permissões do seu hard drive em  “disk utility” que pode ser encontrado no Applications/utilities;
  4. Abra o Live.

Você já teve algum problema parecido?

Aqui no blog também tem vários outros artigos sobre “Problemas com o Ableton”, só conferir aqui.