musica-colaborativa

A internet mudou completamente a forma de ouvir e principalmente de comercializar música. Muitos impérios deixaram de existir e ainda hoje quase 10 anos depois do início dessa revolução, artistas e empresários ainda estão procurando uma solução.

No outro extremo a Internet facilita que pequenos gêneros se desenvolvam, pois amantes desse tipo de som do mundo inteiro podem se encontrar em blogs, fóruns e redes sociais. Uma outra possibilidade que a Internet traz e que está agora cada vez mais sendo explorada é a criação colaborativa. Não é a toa que o Ableton 8 conta com a função “Share”, nela você pode enviar um projeto em andamento para um produtor que esteja do outro lado do mundo ou até disponibilizar seu projeto para centenas de produtores ao mesmo tempo.

Descobri alguns sites que fazem mais que isso, permitem fazer música colaborativa outros artistas. Com isso você pode conhecer outros produtores e testar as suas habilidades em competições de remixes.

5 Sites que permitem fazer música colaborativa em tempo real ou não

Ejamming – toque com outros músicos ao vivo;
Kompoz – componha música com outros artistas. Grave, convide outros músicos para adicionar os seus instrumentos;
Jamnow – transmita as sessões ao vivo;
Indaba – escute músicas prontas ou comente projetos em andamento. Participe da criação ou inicie a sua sessão para que outros colaborem;
JamJunky – você tem uma música que não está terminada? Ou tem várias? Organize tudo com JamJunky

2 site que possibilitam fazer remixes on-line

Jamglue – remixe a sua música on-line e escute os mixes de outros artistas.
YourSpins – mixe sua versão de músicas famosas, poste o seu remix no seu blog ou Myspace.

Você já usou algum serviço similar?

Fonte: http://mashable.com/