fbpx

Ao decidir levar o seu computador para o palco, sempre surge uma certa dúvida entre usar o tradicional mouse ou o trackpad.

-Para quem não sabe o que é trackpad, ele é aquela superfície que fica geralmente na frente do teclado.

trackpad

Tudo é questão de gosto + prática

Em 2002 eu comprei um mouse da Microsoft, depois de milhares de cliques e alguns tombos ele nunca deu problema. Nas minhas primeiras apresentações de Live Pa eu sempre levava ele, por diversas vezes aconteceu alguns problemas como:

Quedas: Por causa da vibração da mesa.
Falta de espaço: A mesa ficava tão cheia que faltava lugar para colocar o mouse.
Superfície: Não sei exatamente qual é combinação mas as vezes ele não captava bem os movimentos por causa do tipo de superfície.

Como eu usava muito o mouse no meu home-studio, nem pensava em usar o trackpad em minhas apresentações. Mas faz 3 anos que eu não uso mais desktop para produzir, agora uso apenas o latptop e por isso me acostumei (viciei) em usar apenas o trackpad. Não me imagino nos próximos anos usando outra ferramenta.

Alternativas:

-Os novos Mackbooks vem agora sem o botão na parte de baixo do trackpad, na verdade a superfície inteira é o botão, fora isso ao usar 2, 3 ou 4 dedos você tem funções diferentes que podem ser customizadas.

Nintendo Wii + Canetas de Infravermelho.

Uma alternativa é o Trackball

trackball_mg1158

No futuro com certeza essas formas “arcaica” vão ser substituídas por uma nova tecnologia que vai colocar o mouse e o trackpad no museu. Um ótimo exemplo é esse projeto:

Mouse Anel

51_221-ring-mouse

Ele funciona apontando o dedo para a tela como se o mouse fosse uma extensão da sua mão

invent_mouse_artbbig

Qual formato você prefere?

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/ e http://www.popsci.com/