O Auto-Tune foi lançado pela Antares em 1997 para ser uma ferramenta que corrige o pitch de vocais e instrumentos (com isso ninguém que usa esse software fica desafinado), não demorou muito tempo para que essa ferramenta se torna-se indispensável para qualquer cantor de sucesso tanto no estúdio quanto no palco.
A cantora Cher foi a primeira a usar o software da Antares não com o intuito de corrigir o vocal e sim de uma forma criativa.
Com o aplicativo I’m T-Pain qualquer um vai ter acesso fácil e rápido ao Auto-Tune.
Como ele funciona?
Você só precisa cantar no microfone do telefone da Apple, que o aplicativo vai transformar a sua voz no timbre que fez o T-pain famoso.
Tecnologia do Antares Auto-Tune
O aplicativo usa a mesma tecnologia do Auto-Tune, que é usado em milhares de gravações em todo o mundo, o efeito é criado em tempo real e por isso pode ser facilmente levado para o palco.
Cante com acompanhamento
Use o I Am T-Pain nos headphones, para gravar as suas músicas ou conecte a saída do I-phone nas caixas de som para fazer um demo aos seus amigos ou fãs. O aplicativo já vem com alguns acompanhamentos mas você também pode baixar mais para aumentar o repertório.
Envie suas músicas para o Facebook, MySpace e Email
Depois de ter feito a gravação, você vai querer que as outras pessoas escutem ela, certo? O aplicativo pode postar sua performance diretamente no seu Facebook, Myspace ou enviar por e-mail para os seus amigos.
Site oficial: http://iamtpain.smule.com/
Compre agora pelo Itunes: http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=314652382&mt=8
Crítica a geração Auto-tune
Eu tive aulas com o engenheiro de som Graham Massey, que trabalhou com as Spice Girls nos primeiros álbuns da banda, segundo ele, uma delas cantava mais ou menos e as outras não sabiam cantar, e que sem o Auto-Tunes elas não teriam condições de gravar um álbum e muito menos de se apresentar ao vivo.
Até cantores renomados e de reconhecido talento usam o plug-in para as apresentações ao vivo.
Você acha que os músicos podem se apoiar neste tipo de ferramenta, bem como DJs se apoiam em contadores de Bpm ou softwares que fazem auto-sync entre as faixas?
Você quer usar o Auto-tune mas não tem I-phone?
Como baixar, instalar e usar o Auto Tune para fazer o efeito “T-pain” (tutorial em inglês)
Muito bom esse recurso de auto-tune, pode ser uma ferramenta incrível pra produtores de música eletrônica que precisam “improvisar” um vocal pra suas produções e não tem como arcar com o custo de vocalistas profissionais. E em via de mão dupla, pode quebrar um galhão se for usar o t-pain num live, na balada e tal.
Muito bom mesmo esse plugin e quanto a polemica da utilizacao dele, meu ponto de vista eh que vocalista como ja diz o nome eh o cara q usa a voz como instrumento e se nao tem afinacao e nem tecnica vocal porra o q ta fzdo cantando entao?? vai aprender a tocar alguma coisa e deixa pra quem manja cantar…claro que como um recurso para melhora ou mesmo como a Cher fez eh outro conceito, mas usar pra maquear uma voz ruim acho que eh antiprofissional ja que tem tanto cantor bom procurando um lugar ao sol…ja comparar com a mesma utilizacao dos djs com os contadores de bpm, auto-sync e por ai vai acho complicado, pois a funcao do dj eh animar a pista, passar energia e boa vibra e pra quem esta curtindo o som nem sabe se a gente ta acertando pitch nem nada, isso eh sim uma obrigacao do dj, mas acho q no todo da apresentacao, o dj pra ser DJ mesmo tem q ser muito mais que syncar batidas…
abrxxx a todos
Sempre usei o Melodyne para fazer pequenas correções nos vocais. Atualmente, é praticamente impossível não pensar em utilizar este recurso, por melhor que seja o cantor(a).
A questão de usar o auto-tune em real-time é bem interessante.. não sei se no melodyne isso é possível.
Por falar em melodyne… e o DNA, hein??? parece que agora vai, ou não.. hehe
abraxx.
Eu particularmente não acho nem um pouco errado o uso de auto-tune. Atualmente usamos plugins de amplificadores, pedais de guitarra, efeitos, correção de rítmica, correção de dinâmica, susbstituição de samples gravados, etc.
Enfim, hoje em dia o digital toma conta de qualquer produção artística, não se engane achando que as top bands tem vocalistas que “sabem cantar”, isso quase não existe mais. O que existe são cantres que possuem “feeling”, energia e outros recursos que o identificam como sendo um bom vocalista.
Se músicos e instrumentistas podem usar recursos digitais para melhorar sua gravação, não vejo erro e vergonha nenhuma em vocalistas usarem auto-tune.
Inclusive se forem ler os livros mais atuais de produção musical e mixagem eles até comentam que técnicos e produtores que não usam esse recurso para melhorar o resultado final podem ser considerados desleixados.
Acho que depois de tanta evolução tecnológica já passou da hora de pararmos com esse preconceito contra programas de autotune.
concordo com o DI e D.O.R. que a tecnologia ta ai pra ser usada mesmooo e se uma voz ja eh boa e pode ser melhorada pq nao??…soh o unico adendo q vou fazer , na verdade frisar do meu comment anterior eh q a voz eh igual a um synth…nao importa o qto top ele for, caro e cheio de recursos se o timbre estiver ruim ou fora da afinacao da musica…se pode jogar o q for em cima q nao fica bom, mas no synth vc tem regulagem e na garganta do vocalista nao neh hahahah…piadas a parte acho q deu pra entender o q eu qquis dizer…se o vocal natural eh ruim fica dificil consertar…
errata: “sabiam cantar, e quem sem o Auto-Tunes…”
Muito bom post, mais polemico que isso so levantar um post sobre vinil x cd x usb.
Fala Leozzone!
Na verdade nem direcionei meu comentário a você não, foi geral mesmo, hehehe. Eu entendi o que você quis dizer, realmente tem coisas que nem o Autotune arruma!
Mas eu trabalho em estúdio e já vi várias pessoas torcerem o nariz quando surge a palavra Autotune, ae depois você arruma na mão com Autotune, sem falar nada, e o pessoal adora achanado que cantou pra cacete.
Obviamente o uso tem que ser com cuidado. Se gravar qualquer um que nunca cantou nada na vida não tem o que fazer.
falou e disse doutor D.O.R! Tambem nao quero passar uma impressao radical da minha pessoa nao…quero mais eh aproveitar o nivel de avanco em que a tecnologia se encontra hoje para cada vez mais melhorar as musicas!
abracaooo