O Auto-Tune foi lançado pela Antares em 1997 para ser uma ferramenta que corrige o pitch de vocais e instrumentos (com isso ninguém que usa esse software fica desafinado), não demorou muito tempo para que essa ferramenta se torna-se indispensável para qualquer cantor de sucesso tanto no estúdio quanto no palco.

A cantora Cher foi a primeira a usar o software da Antares não com o intuito de corrigir o vocal e sim de uma forma criativa.

Com o aplicativo I’m T-Pain qualquer um vai ter acesso fácil e rápido ao Auto-Tune.

Como ele funciona?

Você só precisa cantar no microfone do telefone da Apple, que o aplicativo vai transformar a sua voz no timbre que fez o T-pain famoso.

Tecnologia do Antares Auto-Tune

O aplicativo usa a mesma tecnologia do Auto-Tune, que é usado em milhares de gravações em todo o mundo, o efeito é criado em tempo real e por isso pode ser facilmente levado para o palco.

Cante com acompanhamento

Use o I Am T-Pain nos headphones, para gravar as suas músicas ou conecte a saída do I-phone nas caixas de som para fazer um demo aos seus amigos ou fãs. O aplicativo já vem com alguns acompanhamentos mas você também pode baixar mais para aumentar o repertório.

Envie suas músicas para o Facebook, MySpace e Email

Depois de ter feito a gravação, você vai querer que as outras pessoas escutem ela, certo? O aplicativo pode postar sua performance diretamente no seu Facebook, Myspace ou enviar por e-mail para os seus amigos.

Site oficial: http://iamtpain.smule.com/
Compre agora pelo Itunes: http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=314652382&mt=8

Crítica a geração Auto-tune

Eu tive aulas com o engenheiro de som Graham Massey, que trabalhou com as Spice Girls nos primeiros álbuns da banda, segundo ele, uma delas cantava mais ou menos e as outras não sabiam cantar, e que sem o Auto-Tunes elas não teriam condições de gravar um álbum e muito menos de se apresentar ao vivo.

Até cantores renomados e de reconhecido talento usam o plug-in para as apresentações ao vivo.

Você acha que os músicos podem se apoiar neste tipo de ferramenta, bem como DJs se apoiam em contadores de Bpm ou softwares que fazem auto-sync entre as faixas?

Você quer usar o Auto-tune mas não tem I-phone?

Como baixar, instalar e usar o Auto Tune para fazer o efeito “T-pain” (tutorial em inglês)

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Auto-Tune