Artigo originalmente publicado na Revista House Mag
A Realidade Aumentada vai invadir a nossa vida ainda este ano, através de aplicativos de web, video games e quem sabe em um futuro não muito distante em um clube perto de você.
Você já ouviu falar em Realidade Aumentada (Argumented Reality)?
“Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.”
Definição de Ronald Azuma
Você já assistiu futebol domingo a tarde?
Sim.
Então você já conhece a Realidade Aumentada.
Na imagem acima a placa da Vivo e da Nestlé na verdade foram adicionadas a imagem original via computador, com isso cada rede de Tv pode adicionar os seus patrocinadores, sem gastar nada para confeccionar o material publicitário muito menos sem dividir os lucros com o time dono do estádio.
Mas como isso é feito?
No local onde as placas vão ser inseridas, devem ser colocados algumas marcações (Fiducial Marks), a imagem do campo é processada por um computador que insere as propagandas, tudo isso em tempo real.
Essa é apenas uma das inúmeras aplicações possíveis, neste caso a Realidade Aumentada só acontece através das câmeras de TV e na emissora que tem esse sistema, se você estiver no campo, ver um foto ou assistir por outro canal as propagandas não vão aparecer.
Existem 2 formas diferentes de levar a Realidade Aumentada para o público.
Situação 1 – Câmera de vídeo
Um ótimo exemplo é o do campo de futebol descrito acima, mas se você quiser testar como funciona, acesse o site www.realidadeaumentada.net da empresa Go2nplay, imprima a guia e entre em algum dos 6 diferentes aplicativos de web (o seu computador vai precisar ter uma web-cam instalada).
Neste caso como a realidade aumentada é recriada apenas na tela do seu computador, ela serve mais como uma ferramenta para recriar animações em 3d (que normalmente dão muito trabalho para ser feito).
Existe até um mixer para DJs construído desta forma: http://www.5gum.fr/?lang=en
Situação 2- Óculos e Lentes especiais
Imagine a situação:
Você coloca um óculos com um mini projetor embutido na lente e uma câmera que captura exatamente o que você enxerga, com o óculos tem uma lente clara você consegue ver através dele. A câmera envia a imagem para um computador que consegue identificar movimentos e marcações feitas em paredes e objetos. Com essas informações o computador usa o projetor para criar uma nova realidade na frente dos seus olhos.
Tenho certeza que você imaginou este óculos como um trambolho, pois atualmente eles são realmente grandes e desconfortáveis e demandam que você use um computador conectado. Mas em pouco tempo eles vão ser do tamanho de um óculos de sol ou quem sabe como uma lente de contato. Sentidos como a audição também podem ser aguçados com óculos como este acima.
O Petagono está desenvolvendo o Darpa project que promete criar displays escala micro e nano em forma de lente de contato.
Mas qual pode ser a aplicação prática para um clube/festa/evento?
- Tela de plasma/led/projetor
- Boa parte dos clubes e festas contam atualmente com projetores, tela de Lcd/Plasma ou Led, nesta tela você pode mostrar imagens criadas por Realidade Aumentada.
- Usuários com óculos
Nesse caso as possibilidades são quase infinitas, mas infelizmente o sistema ainda é caro e necessita que os usuários usem óculos especiais. Mas o futuro promete.
Quais são as aplicações possíveis?
- Expandir a tela do seu computador em um ambiente “real”, que pode ser controlado via marcadores, movimento ou a mistura dos dois. Seria como ter milhares de telas de computador espalhadas ao seu lado.
- Devices virtuais de todas as formas, substituindo as tradicionais telas de computador, controladores Midis e novos aplicativos que não seriam possíveis em hardwares reais, como objetos de 3d que mudam de formato e aparência baseado na tarefa necessária. Vai ser como controlar o Ableton Live e outros programas em uma interface interativa e mutante.
- Top Dj virtual no seu clube, apresentações de Djs poderiam ser retransmitidas.
- Decoração de festas, que teriam custo reduzido e poderiam reagir a música ou movimento da platéia.
- Fornecer informações interativas para os usuários como por exemplo: horários do Line-up, saídas de emergência, localização de bares e praça de alimentação.
Fontes:
http://www.wired.com/dangerroom/2008/03/darpa-wants-con/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
Acho que até nos parabrisas dos carros isto estará presente no futuro, dando informações de todos os tipos e personalizadas pelo usuário,muito mais detalhadas que os atuais gps´s,avisando de pedestres nas ruas,lojas que vc está procurando. Controladores midi virtuais,personalizados e com interfaces do tamanho de uma “sala virtual” ou do tamanho da cabine apertada de um nighclub. Aprimeira vez que vi isso foi na Fórmula 1 a mais de 3 anos e fiquei até assustado. O futuro é bem porai criar espaços virtuais…. Ótimo post Ilan !!!!!!
Interessante esse post… curti!
Mudando de assunto:
Pelo pouco que li no seu blog e alguns tutorials do bravetti que você postou aqui, já consigo fazer um “começo” no ableton, em julho visitei a Aimec de Campinas e conheci lá mas tinha desanimado de fazer os cursos, agora estou animado de novo, vou ver se mudo pra lá e faço o curso de produção e o de DJ tbm pra ter uma noção de tudo.
abraço!
nossa.
Mais ainda se mostrar, como ja existe do banco bradesco, onde esta o club mais proximo, quantas pessoas, etc.
killa