Esse artigo foi originalmente publicado na Revista House Mag

Traktor 1.2 e Twitter-DJ por Ritchie Hawtin

O Traktor nos últimos anos se transformou na plataforma de discotecagem preferida dos top DJs. O Ritchie Hawtin em parceria com a Native Instruments (que faz o Traktor), criou um aplicativo que tem tudo para mudar a cara da música eletrônica, o aplicativo a cada 60 segundos envia para a conta do Hawtin (ou de qualquer DJ que baixe e instale o Twitter Dj que é grátis), o nome da música e do artista que está sendo tocada. Com isso qualquer um que esteja seguindo o DJ canadense no Twitter vai saber em tempo real qual música ele está tocando.

Isso tem duas implicações inovadoras, os produtores vão ganhar mais destaque pois o público vai saber exatamente de quem é aquela música, mas também serve para o pagamento de direitos autorais. Esse é o ECAD do futuro e pode ajudar muito para que os artistas sejam pagos de forma correta

Baixe o aplicativo no: http://m-nus.com/Twitter_DJ/

Ableton Live 8

Um dos maiores problemas do Ableton é a velocidade em que a Live lança novas versões do seu software de produção musical e discotecagem, muitas vezes enquanto os usuários ainda estão tentando aprender os novos truques da versão anterior, chega uma nova versão com centenas de novidades.

As principais novas funções são: novo warp, looper, max for live, Apc 40 e Share. Mesmo depois de um ano muitos usuários ainda estão aprendendo a usar as novas ferramentas.

I’m T pain no I-phone

O software Auto Tune da Antares, é usado pela maioria dos cantores, permite que a voz continue no mesmo tom, mesmo que o artista desafine.

Os artistas de Hip Hop, utlizam o Auto Tune de uma forma diferente e criativa, um desses artistas é o T-Pain, ele se uniu com a Antares e lançou o Auto Tune para I-phone, que transforma qualquer um em cantor de Hip Hop.

O I’m T Pain está a venda na App Store e é diversão garantida para toda a família, você pode gravar suas versões das músicas do T-Pain e enviar para os amigos via e-mail.

Placa de som: Native Instruments Audio 2 DJ USB

A Native Instruments é reconhecida pela qualidade dos software que produz, desde o lançamento da Audio 4 dj, ela criou um novo padrão de qualidade para placas de som para DJs, com a Audio 2 DJ, atingiu em cheio um público grande de DJs que se contentam com apenas 2 saídas estéreo.

  • Ele custa apenas U$119,00;
  • Serve para: Windows e Mac.

Estocagem ilimitada de arquivos on-line

Depois de subir os seus arquivos, independente do local que você esteja é possível guardar, baixar, manipular todos os seus documentos on-line.

Eu estou mantendo todas as minhas músicas em um destes serviços, caso fique sem meu computador posso rapidamente acessar toda a minha biblioteca.

O Mediafire dentre muitos serviços tem mais vantagens e é grátis, lá você não tem limite de transferência, quantidade de arquivos e banda. O único limite é o tamanho dos arquivos que não podem passar de 200 mega cada.

Stanton SCS.3d

O bom e velho toca-disco bem que ensaiou um retorno em 2009, mas vai ser preciso uma grande inovação de distribuição, softwares e ferramentas adicionais para que os DJs voltem a utilizar essa ferramenta iconográfica.

Nos próximos anos vamos ver uma divisão, entre Djs que vão se especializar em fazer malabarismos com toca-discos transformando as pick-ups em um instrumento musical e Djs que vão tocar músicas inteiras ou em pedaços com vinil, cd, computador ou qualquer outra ferramenta. O SCS.3d pode ser a ligação destes dois mundos.

CDJ 2000 e CDJ 900

A Pioneer estava guardando a sete chaves o lançamento da sua nova linha de CDjs, eles são realmente lindos e com algumas funcões que os colocam a frente de qualquer outro CDj no mercado. Mas infelizmente os novos players são caros e atrasados, se você comparar com as possibilidades que o Traktor e o Ableton Live trazem.

Principais funções:

  • Toca com pen-drive cartão de memória, DVD e CD;
  • 4 CDJs podem ser conectados via rede para compartilhar uma mesma biblioteca.

Controlador Midi no I-phone – Touch osc com editor

Os DJs e artistas que se apresentam no formato Live PA, estão sempre procurando novas ferramentas para adicionar ao seu set-up.
Uma das controladoras mais desejadas é o Lemur, infelizmente o preço é proibitivo para a grande maioria. Uma boa alternativa barata, é utilizar o I-phone, ele é menor mas além de ser um controle de multi-toque (como o Lemur) conta também com um sensor de movimento (acelerômetro) .

O melhor aplicativo para isso é o Touch Osc, que esse ano ganhou um ótimo upgrade, agora além de usar os layouts de fábrica é possível criar o seu.