Quando o assunto é o Max for Live, eu me sinto falando sozinho aqui no site. Poucas pessoas tem comentado nos artigos relacionados, por mais que eu insista em fazer uns 3/4 por semana sobre essa revolução que vai entrar na vida dos usuários do Ableton, daqui a poucas semanas.
Max for Live é o Live Pa do Max? Quem é Max?
MAX/MSP/JITTER são 3 linguagens de programação desenvolvidas pela empresa Cycling’74, os três juntos permitem que o usuário construam sintetizadores (MAX) efeitos (MSP) e trabalhe com vídeos (Jitter).
A Ableton e a Cycling’74, há quase 2 anos atrás anunciaram uma parceria, que está prestes a entrar em pleno funcionamento com o lançamento do Max For Live.
Legal esse tal de Max, mas e eu com isso?
Linguagem de programação = muitos manuais + muito esforço = pouco resultado. Resposta errada amigo.
O Max é uma linguagem de programação gráfica, por isso você não precisa escrever linhas de código.
Mesmo que você não queria programar nenhum sintetizador, efeito e muito menos trabalhar com vídeo, o Max for Live vai mudar a sua vida, pois os usuários vão criar as invenções mais malucas e melhor ainda disponibilizar (pelo menos a maioria delas) de graça.
Timecode vinil para o Ableton Live?
Esse artigo foi sugestão do Gregory (ex-aluno da AIMEC Curitiba).
Ainda não é o Ableton + Serato, mas o Ms.PinkyforLive, permite que você toque música dentro do Ableton com timecode (vinil ou cd). Os Mspinky foi originalmente produzido com o Max e é vendido por U$99,00 com 4 timecodes vinil.
Para transformar ele em um pacth para Ableton foi relativamente simples e o programa está rodando perfeitamente dentro do Ableton segundo o site do fabricante.
Onde vamos parar?
Side chain entre qualquer fonte e parâmetro
Produzir música eletrônica sem compressão de side chain é quase tão difícil quanto enviar um e-mail sem conexão de internet. Principalmente para House, Techno e Trance.
Neste vídeo da escola Dubspot, eles demonstram um efeito do Max for Live, que permite que você use qualquer fonte para disparar qualquer parâmetro de qualquer efeito.
- Alguém por favor me ajuda?
- Da uma opinião…Max for Live é legal?
- Vai virar, ou eu desisto de tentar convencer você (pelo menos agora)?
Ilan, vc tem toda razão quando fala que o Max for Live vai ser uma revolução!
É a parceria perfeita que vai possibilitar formas de produzir e tocar ainda não pensadas..
A tendência, como vc mesmo falou, é que surjam comunidades de trocas de efeitos/synths desenvolvidos com o max.
Essa linguagem ja vem sendo utilizada há muito tempo em shows de artistas de diversos estilos.. o que comprova seu imenso poder.
Acredito que o pessoal não esteja ainda tão empolgado com a ferramenta por não ter o contato ‘ao vivo’..
Também estou bastante ancioso para o lançamento e popularização dos Max for Live!
abraxx.
eu preciso de um clone controlado por sensores neurais…
O Max vai valorizar e muito os plugins nativos do Ableton Live, muita gente que dizia que os plugs nativos do ABL eram ruins vão ter que se curvar daqui pra frente.
Sobre o interesse do povo sobre o Max, acho que a maioria quer mesmo produzir audio e não plugins, no meu caso certamente irei me arriscar em criar plugins.
Ilan, continue escrevendo sobre o Max, eu valorizo muito essa nova revolução, obrigado como sempre!
esse lance do time code gostei bastante..e com ctz max for live vai ser iradissimooo Ilan, sem sombra de duvidas…no aguardo.
Essa história de qualquer parâmetro controlar outro pelo side chain era uma loucura que eu esperava ha tempos.
Vamos ver no que vai dar toda essa revolução!
Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas em java a 6 anos e estou muito interessado em dar uma brincada nesse mundo, tenho uma boa noção em lógica e programação. Mais parece que só vai dar pra usar o MAX com ableton’s originais né? Vamos esperar pra ver..
Já mexi numa versão demo do Max, vinha alguns demos que me deixaram intrigado mas comecei a ler o help, sites e ficava confuso. O idioma tambem é um obstaculo para aprendizado, talvez devido a complexidade dele, não sei ou sou muito estúpido. =)
Estou mais para hobbysta e amador do que qualquer outra coisa. É uma forte paixão pela musica na verdade e por sons diferentes e estranhos. Mas para mim seria um passo importante, ter essa capacidade de inventar seus proprios plug-ins no caso, no fundo seria uma busca de identidade.
Seria interessante ver alguns artigos em portugues sobre essa linguagem em especial. Ou ao menos projetos mais simples para começar a se habituar com o programa.
Tô botando a maior fé no Max!!! Vai ser como o Reaktor so que muito mais maleável….
Eu acredito que vai ser o futuro, ainda estou aprendendo o básico do Ableton, em si já é uma incrivel ferramenta, agora aliado a mais opções…
Follow this! Maxforlive
eu quero virar programador de max como que eu faço
aonde tem tutorial escola enfim
abraco
esse site é o mais completo: http://max4live.info/
no próprio max for live, vem um monte de tutoriais!!
Estou estudando para o segundo semestre do ano que vem, organizar um curso!!