Recebi um e-mail com dois vídeos muito inspiradores, é de uma mesa multi toque baseada na tecnologia da Reactable mas Made In Brasil. O ReacTIVIsion é um projeto open-source, isso significa que toda a documentação pode ser baixada de graça, o problema é conseguir colocar todas essas informações em prática, foi isso que o Raphael Rissato conseguiu fazer.
O Raphael Rissato é de Uberlândia (MG), começou a estudar música aos 10 anos e a tocar na noite aos 14, ele iniciou o btrax (www.myspace.com/btraxproject) em 2007, como ele mesmo conta: “Ainda não tenho muitas tracks publicadas (sou analista de sistemas e o tempo para me dedicar ao btrax estava meio curto nos últimos tempos). Sempre gostei muito de música, pesquiso bastante e, mesmo sem tempo para produzir, eu aproveito o tempo que fico no computador para ouvir de tudo um pouco. A escolha por produzir e-music veio de forma natural pela união do meu interesse por música e tecnologia (como todos que lêem o blog, acredito).”
Entrevista Exclusiva – Raphael Rissato
1) Como surgiu a idéia de criar o projeto?
Vi um post no blog http://createdigitalmusic.com/ (ótimo blog, por sinal) que falava do projeto reacTIVIsion (http://reactivision.sourceforge.net/). Se trata de um framework open source desenvolvido em uma faculdade de Barcelona. Fiquei empolgado quando percebi a oportunidade de ter uma interface mais dinâmica e “tangível” com os softwares e resolvi fazer alguns testes.
2) Como ele funciona (software e hardware)?
A idéia é bastante simples. O software analisa as imagens captadas por uma webcam que filma a mesa por baixo e consegue identificar a posição e inclinação de formas específicas (que estão coladas no fundo dos quadradinhos) que você baixa junto com o software e imprime. Depois de identificar os “fiducials” (termo que o pessoal do projeto usa), o software gera sinais MIDI que com algumas configurações e um pouco de paciência você consegue direcionar para qualquer software. O mais interessante é que as possibilidades não se limitam apenas a controlar programas de áudio. Imagina implementar esse tipo de interface para crianças aprenderem línguas, matemática, etc. através de jogos educativos, ou até pra trabalhar com interfaces multi-touch.
3) Quantas horas você investiu na montagem?
Montar o projeto não foi demorado. Com uns 10 dias do tempo livre e algumas noites de pouco sono, consegui chegar nessa versão do vídeo. Como eu já trabalho com tecnologia, já sou familiarizado com alguns detalhes cruciais que você precisa saber para entender o funcionamento e conseguir configurar tudo direitinho. No site oficial do projeto tem todas as informações necessárias mas, como eu disse antes é interessante ter conhecimento técnico sobre MIDI e XML, por exemplo.
4) Você pensa em comercializar a mesa?
4) Tenho pensando bastante nas aplicações para o projeto, a princípio não tenho nada em mente ainda, mas se alguém se interessar é só entrar em contato. Como o material necessário é barato, acredito que por enquanto seria mais interessante treinar quem se interessar do que vender um pacote fechado. Assim a pessoa monta o hardware de acordo com a necessidade.
5) Ela pode ser usada em qualquer local, ou precisa de uma estrutura especial?
Já testei a mesa em diversas condições de iluminação e os resultados são ótimos. Existem alguns pontos importantes, como o frame rate da câmera que você vai usar. Estou procurando fazer mais testes em lugares diferentes e condições mais adversas para, em breve, colocar essa mesa pra tocar em algum evento aqui.
6) Qual software de áudio você controlou nos vídeos?
Estava usando o Ableton Live, mas como eu disse antes, o framework consegue gerar sinal MIDI, então vai do gosto do freguês hehehehe…
7) Quais são os seus projetos futuros?
Esse ano consegui investir mais no meu home studio, quero melhorar o nível de produção pra lançar minhas tracks, voltar a tocar, seguir estudando e tentando fazer sempre melhor. Estou bastante empolgado com esse projeto, estou praticando bastante pra absorver o novo paradigma e descobrir novas possibilidades, com certeza vou usá-lo no palco pra dar mais vida a mixagem, fazer mashups mais elaborados, e improvisar ao máximo.
Hehehe, eu posso confirmar .. ótimo brinquedo esse .. estive presente durante sua construção. Como o Raphael disse, o XML e MIDI exige um pouco de entendimento, mais não é nada que com um pouco de paciência não supere.
Se quiserem também pedir o XML que mapeia os MIDI ja montado do Raphael acredito que ele passa pro pessoal sem nenhum problema, assim vocês podem tirar ele como exemplo.
Se quiserem construir algo igual ao do vídeo e não possuírem nenhum dos itens requeridos (superfície que difunda a luz, câmera com um framerate e definição legal, uma lampada nao muito potente porem que difunda bem a luz, e os fiduciais que podem ser impressos na própria página do reactivision), não devem gastar mais de 200 reais.
200 REAIS? TA LOKO?
Na verdade da pra fazer com 40, se você tiver uma webcam você gasta 10 reais … no começo o projeto foi montado usando papel vegetal em uma armação de isopor e funcionava muito bem. É só questão de criatividade mesmo.
O vidro ou papel vegetal, devem difundir a luz.
Difundir? Sim!
Quer dizer que o material que irá ficar entre os fiduciais e a luz não deve permitir que a luz passe direto, se vocês observarem o video embaixo dos fiduciais fica um brilho branco.
A câmera vai de acordo com sua necessidade.
Se você tiver uma câmera com alta definição quer dizer que você conseguirá aumentar sua área útil para uma maior quantidade de movimentos e fiduciais ao mesmo tempo.
O framerate diz que durante um movimento, quão mais alto o framerate menor é a probabilidade do reactivision deixar de reconhecer o padrão imposto pelo fiducial. (É a velocidade que o olho da câmera consegue entender seu movimento.)
Taaaa beleza né? Mais e que que eu faço com tudo isso?
Ai é que está .. falando de áudio:
Para cada fiducial temos 4 variáveis que podemos trabalhar: NoteOn/NoteOff(colocar o fiducial na superficie), posição vertical em relação a área útil do reactivision, posição horizontal em relação a área útil do reactivision e inclinação do mesmo.
Exemplo: Efeito BeatRepeat
NoteOn/NoteOff: Nada
Posição vertical: Na metade superior da área útil é o ligado e na metade inferior é o desligado
Posição horizontal: Tamanho do grid de repetição do beatrepeat
Inclinação: Frequência do filtro built-in no beatrepeat
Conseguiram imaginar as possibilidade? Se você tiver 10 fiduciais na mesa (o que é pouco, acreditem) você tem 40 variáveis. Que controlador de 40 reais te da 10 isso? Poder usalos como faders, knobs, botões e etc.
E como é midi que o nosso amigo conversa, qualquer coisa que você pode mapear no ableton com midi (e isso quer dizer tudo que existe no universo hehehe), então você pode criar fiduciais pra controle de parametros, pra iniciar loops, pra ativar efeitos.
Ja falei demais néé? Hahahaha! Eu só acompanhei o Raphael na construção do brinquedo, porém posso tentar ajudar esclarecer as idéias de quem se interessar. Só me adicionar no msn: 129.5@live.com
Abraços a todos!
ANIMAL!ANIMAL!ANIMAL!ANIMAL!
XML é mt simples!
Parabéns “!
Nossa, esse projeto e dmais, parabéns! Acho q vou até arriscar fazer um heheehhe
Poxa muito show esse projeto, eu já havia visto esse programa reactvision em ação ao vivo, mas não tinha pensado em liga-lo com uma interface de audio, muito interessante!
Minha Nossa Senhora da bicicleta sem freio!!!! Simplesmente fantástico. Quero conhecer esse projeto mais a fundo, mesmo ñ sabendo de XML. Parabéns ao Rafael e ao Jayr.
vivaaa os MASHUPSSSSs!!!
arribaaa
mtooo bom eim
genial, puta merda.
Possibilidades infinitas para as apresentaçoes de e-music… parabénsss
muito bacana a iniciativa de quebrar um pouco a cabeça com o reactivision….eu já tinha visto alguma coisa e tenho o software, mas ainda estou um pouco perdido…. se tiver como me dar uma ajudinhaa vou passar meu e-mail ;D ahh sou estudante de sistemas de informação! abrass
quem pode me ajudar a configurar o reatvision com o ableton 8?
Ei, não rola tentar colocar um projetor debaixo da mesa e montar uma interface gráfica, mais ou menos como na reactable?