A indústria da música está desesperada procurando uma solução para a sua crescente perda de rendimentos. Até a polícia federal está entrando em clubes para vasculhar a case de DJs para tentar localizar downloads ilegais.

No outro extremo tem muitos bons artistas que encontraram uma nova forma de divulgar o seu trabalho (Hermeto Pascoal, Tom Zé entre outros), eles agora deixam não apenas os usuários baixar a música inteira, mas também cada um dos elementos para ser remixado.

O conceito de remix sempre existiu e sempre vai existir dentro do universo da música. Ele é mais antigo que o próprio uso de samples.

Produção musical sem samples é remix?

É sim.

Mesmo que você produza tudo do “zero” apenas com sintetizadores, de algum lugar você vai tirar inspiração, seja ela através de:

  • Timbres;
  • Padrões de bateria e sintetizadores;
  • Arranjo.

A música que você produz pode ser primitiva ou contemporânea, mesmo assim ela vai ser o espelho de tudo o que você escutou até o presente momento, por isso de qualquer forma é uma nova versão de algo que você já gostou.

Creative Commons para músicas e músicos

Banco de samples

Ao exportar a sua música (ainda dentro do seu HD), você já pode usar o “C” (de copyright) ao lado da sua produção, com isso você terá direito sobre essa obra e qualquer variável que seja feito dela. Atualmente isso pode ser uma desvantagem, pois assim a sua música fica intocável por outros artistas, mas com certeza ela vai ser (quer você queira ou não) compartilhada pelas muitas redes de pirataria que nos rodeiam.

Ter uma obra com a licença da Creative Commons, permite que você mantenha controle sobre a sua obra, a diferença é que você deixa claro para qualquer interessado em usa-lá, até que ponto ele pode chegar.

Quais os tipos de licença Creative Commons para música:

Fonte: http://www.creativecommons.org.br/ (tire a sua licença agora mesmo)

Licença Padrão

Licencie suas músicas sob os termos que você definir. Nosso conjunto de licenças padrão permite que você compartilhe suas músicas com seus fãs ao mesmo tempo em que as protege de acordo com os limites estabelecidos por você.

Ou escolha uma licença feita especialmente para obras de áudio:

Sampling

Todos podem usar e transformar pedaços de sua obra para qualquer fim que não seja propaganda, pois esta é proibida. A cópia e a distribuição da obra inteira também é proibida.

Share Music

Esta licença foi feita para aqueles músicos que desejam espalhar sua música de forma legal pela web e redes de compartilhamento de arquivos, para que seus fãs façam download e compartilhem a música, ao mesmo tempo em que protege o uso para fins comerciais ou o remix.

Caso a sua música não esteja hospedada em nenhum servidor o Creative Commons oferece 4 opções grátis:

Banco de samples da Tribo Brazil

Banco de samples

Músicas e músicos brasileiros são reconhecidos (mais lá fora que aqui) como sendo de qualidade. Infelizmente muitas vezes é difícil achar amostras de áudio principalmente se for de música eletrônica.

Por isso nos próximos dias vou lançar no fórum um espaço especial para que produtores musicais possam compartilhar as suas produções com outros artistas que queiram remixar ou fazer música colaborativa.

Com isso espero conseguir criar um banco de samples, que possam ajudar a engrandecer o trabalho que tantos artistas fazem com afinco.

O material postado no banco de samples, não precisa ter “tempero” nacional,  mas sim ser produzido por brasileiros (você deve ser o detentor dos direitos autorais).

Confira os testes que eu estou fazendo para encontrar o melhor formato.

Estou aberto a sugestões de como implementar essa nova seção do site.

Se alguém tiver conhecimento preciso de ajuda nas seguntes áreas:

  • FTP;
  • Phpbb;
  • Política e regras de fóruns.

Banco de Samples nacionais que utilizam a Licença da Creative Commons