fbpx

A Realidade Aumentada está próxima de ficar disponível para o grande público via games ou I-phone, mas muitas pessoas ainda não conseguiram entender o conceito e nem suas aplicações práticas.

Realidade Aumentada explicada:

Situação 1 – Câmera de vídeo

Um ótimo exemplo para você fazer agora mesmo é no site www.realidadeaumentada.net da empresa Go2nplay, imprima a guia e entre em algum dos 6 diferentes aplicativos de web (o seu computador vai precisar ter uma web-cam instalada).

Neste caso como a realidade aumentada é recriada apenas na tela do seu computador, ela serve mais como uma ferramenta para recriar animações em 3d (que normalmente dão muito trabalho para ser feito).

Situação 2- Óculos especial

oculos para realidade aumentada

Imagine a situação:

Você coloca um óculos com um mini projetor embutido na lente e uma câmera que captura exatamente o que você enxerga, com o óculos tem uma lente clara você consegue ver através dele.  A câmera envia a imagem para um computador que consegue identificar movimentos e marcações feitas em paredes e objetos. Com essas informações o computador usa o projetor para criar uma nova realidade na frente dos seus olhos.

realidade aumentada

Tenho certeza que você imaginou este óculos como um trambolho, pois atualmente eles são realmente grandes e desconfortáveis e demandam que você use um computador conectado. Mas em pouco tempo eles vão ser do tamanho de um óculos de sol ou quem sabe como uma lente de contato. Sentidos como a audição também podem ser aguçados com óculos como este acima.

Lentes de contato para realidade aumentada

O Darpa project está criando displays escala micro e nano em forma de lente de contato.

Confira alguns vídeos da aplicação dessa tecnologia:

Construções de carros, edificações e no cinema 3d.

Filmes de animação em 3d, guia de ruas, livros, ensino e games

Quartz Composer + Kineme3D = Batalha virtual