Fiz uma entrevista (que acabou saindo muito bem humorada) com o Francisco Magalhães, ele é o criador de controladoras Midi alternativas, algumas das suas invenções eu coloquei no blog semana passada. Vale a pena conferir o trabalho desse moleque que vai dar o que falar.
1) Quantos anos você tem e qual o seu envolvimento com música eletrônica?
Fiz 23 anos DENOVO esse ano 😉 hehehehe
Bom, comecei na música eletrônica apenas como frequentador, em baladas/raves. Com o tempo fui me interessando, entrei na área do VJing a alguns anos atrás, tenho um bom conhecimento de Midi e já mexi um pouco com Cubase e VSTs.
3) Onde você aprendeu a criar as controladoras?
A história é longa… Na verdade a resposta para a pergunta 2 e 3 se complementam, então mudei a ordem pois fica cronologicamente mais correto.
Tudo começou quando eu tinha uns 9 anos de idade e meu pai me deu um ferro de solda. Pelos 12~13 anos comecei a programar aplicativos no computador, fiz um curso 1 ano depois e outro quando tinha uns 16, todos voltados a programação.
Chegou um momento que eu já não queria mais fazer programas e ficar preso somente na tela do computador, queria o mundo exterior, comecei a mexer com a entrada de joystick, na época era ligado na placa de som, quem não lembra? Tinha que calibrar toda vez que ia jogar! Depois comecei a trabalhar com a porta paralela, era muito mais interessante que o joystick, cheguei a fazer vários “brinquedos” que iam ligados na porta paralela, como o elevador de Lego:
2) Como surgiu o seu interesse em criar controladores Midi?
Isso foi um dia que eu estava brincando no Virtual DJ, e fiquei muito afim de construir um aparelho que bancasse um “mixer”, mexer com o mouse era muito ruim.
O primeiro projeto era muito mais simples, não usava Midi e era conectado na porta paralela, fiz um software intermediário lia os potenciômetros e simulava um pressionamento de tecla (do teclado), funcionava, mas era muito ruim. Buscando no próprio Virtual DJ eu vi que ele aceitava Midi, não tinha conhecimento nenhum a respeito na época, mas fui pesquisando, o “Google é o cara que sabe de tudo!”, então o controlador ficou do mesmo modo, conectado a porta paralela, mas o programa ao invés de simular as teclas, ele enviava dados Midi por uma porta Midi virtual, era um protótipo muito inicial, mas funcionava muito bem, segue a foto Before-LPT.JPG para ilustrar (bagunça!).
Certo dia me deu na cabeça de mexer com microcontroladores, na época eu nem sabia direito o que era, novamente muita pesquisa e o “Google é o cara que sabe de tudo!” em 2 semanas estava testando meu primeiro programa para microcontrolador, um led que piscava, todo mundo começa com esse hehehe 😉 Depois que fui ver que dava para fazer o microcontrolador fazer toda a parte de Midi, dispensando o programa intermediário e abrindo uma infinidade de novas possibilidades.
Segue a foto ChicontrollerLunch.JPG para ilustrar, o meu primeiro controlador Midi microcontrolado que realmente era Midi. Sim sim, É uma lancheira! Na época deu o que falar!
4) Como funciona o laser controlado por Midi?
Simples demais… basta enviar sinal Midi para ele!
Ele aceita comandos NoteOn e NoteOff, ou seja, pressionar e soltar uma tecla/nota respectivamente.
Quando recebe um NoteOn (pressionamento da tecla/nota) ele direciona o feixe para uma determinada direção e acende o laser!
Recebendo um NoteOff (soltando uma tecla/nota) ele desliga o laser.
Cada nota ele direcionará rigorosamente em uma direção, uma direção fixa para cada nota sempre.
A inspiração veio desse vídeo, que mostra exatamente a proposta. Eu vi e gostei tanto que tive que fazer um mas DE VERDADE. O laser aos começa aos 0:33.
Quanto ao laser, você pode ver como ele funciona no aritgo do blog com as outras invenções. A música é bem esquisita, concordo, mas era o único arquivo Midi que tinha por aqui naquela hora. apesar de tudo, a melodia mostra bem o funcionamento do aparelho.
5) Como funciona o Chicontroller, você pensa em vender ele?
Midi Chicontroller é um controlador Midi 100% construído em casa (fundo de quintal para alguns), eu mesmo que construí todo ele, incluindo circuito elétrico, software, furação da caixa, etc. (não é copiado da internet, nem de revista).
O Midi Chicontroller atual possui 32 canais para potenciômetros, 2 estão vagos e 30 possuem potênciometros instalados, mas não há limite para os canais, alterando o circuito e o software posso colocar quantos quiser.
Display e duas entradas para controles incrementais (sem fim), nessas eu utilizo 2 jogs feitos com HD’s queimados, em um programa como Virtual DJ posso usá-los tanto para jogging como para Scratching.
Também existe uma função que adicionei ao controlador que não vi em nenhum outro, é um modo interpolado com atraso, quando ativado o aparelho cria um atraso nos valores dos potenciômetros como um fade.
-Vender? O meu Chicontroller? De modo algum!… é o meu filhote! hehehe
6) Quais outros controladores você já montou?
Controladores Midi que chegaram a sair de dentro de casa apenas os 2 Chicontrollers, e receptor Midi apenas o Laser Midi.
Mas em casa mesmo já fiz muitos outros protótipos Midi, controlando luzes, motores e lasers.
Atualmente estou também mexendo com DMX (de iluminação) tanto como transmissor (bancando controlador/mesa) quanto como receptor (bancando “moving light/Scanner”)
7) Você produz por encomenda?
Oficialmente não, pois o processo é totalmente artesanal, muito trabalhoso, até mesmo as placas tem que ser desenhas, perfuradas e soldadas a mão.
Mas é tudo questão de conversar, recentemente fiz um conjunto de placas de um controlador para um cliente.
chicaoooo!! eh isso aii.. ja vi ele atuando com um brinquedo desses.. ate dei uma brincada… hehehe! realmente muito interessante!! grande abraco!
seerio vc ñ vende os mixers s sim manda pro email 6paulocrazy9@gmail.com
Gostaria de convidadar o Francisco a postar alguns de seus projetos no DIY Brasil – http://www.diybr.com.
caro amigo chei muito massa seu controlador estou tentando criar um pra mim mas meu conhecimento de eletronica é muito basico estava vendo alguns artigos sobre o pic 18 com usb mas não sei se estou no caminho certo gostaria de fazer um controlador para funcionar com o traktor 1.2 pro
comprei a bcd2000 mas não gostei os bends não funcionan direito e gostaria de fazer uma coisa maior gostaria se possivel que me desse uma luz em relação a que micro controlador usar e como fazer a comunicação com o pc claro como fazer funcionar os potenciometros rot e deslizantes juntamente com o s hds
fico no aguardo de uma resposta sua desde ja muito obrigado
SHOW DE BOLA ! ! !
Scratching com HD queimado . . . q isso velho parabens messssssssmo de coraçãoo muito louca a parada !!!!!!!!!!!!!!!!!
parabéns cara mto boa essa invenção tua mto original numa caixa de ferramentas as dúvidas são como vc faz os 2 jogs como ele funciona e tals
aguardo resposta
gostaria que voce me vendece aplaca midi por favo poi quero monta um controlado para dj virtual ai vai meu emeu osmundocosta1@hotmail.com