Este artigo tem como fonte a entrevista concedida por Nic Fanciulli para o www.beatportal.com. Ele conta sobre a experiência que ganhou nos últimos dois anos com o selo Saved records. Acrescentei também dicas que eu aprendi com os meus três selos (Br 909, Eletrodomésticos e o finado Requentado).
O mercado fonográfico mudou muito nos últimos anos, se você ainda não leu o Manifesto contra o mercado digital eu recomendo como uma introdução a este artigo.
Por que lançar um selo?
Uma boa razão para lançar um selo é que fica mais fácil de lançar as suas próprias musicas. Se você já conseguiu sucesso lançando em selos de terceiros é mais que na hora de você criar o seu selo. Mas não adianta começar um, se a qualidade das suas produções não é boa o bastante.
Outra boa razão para lançar um selo, é a possibilidade de encontrar bons artistas que não foram lançados ainda e transforma-los em um sucesso.
Gastos e receitas:
Inicialmente trabalhe para equilibrar gastos e receitas, não pense que você vai ficar milionário da noite para o dia, não levar prejuízo no começo já é uma ótima meta.
Foco:
Não adianta lançar lançar o selo, se você não vai ter tempo de gerenciar, para solucionar isso o mais indicado é se possível trabalhar com um grupo de pessoas com funções bem definidas.
Outros artistas:
Se você se interessou por alguma música, tente lança-la o mais rápido possível, a música eletrônica está mudando tão rápido que as vezes o interesse das pessoas muda de mês a mês ou até de semana para semana.
Escolha uma direção:
Não lance qualquer estilo de música, escolha uma linha e siga sempre nessa direção.
Crie um relacionamento pessoal com os artistas:
Construa uma família em volta do seu selo. Saber o que os seus artistas estão fazendo tem grande valor. Se você organiza festas chame estes artista para tocar.
Planeje 6 meses a frente:
Se você é um Dj e dono de selo. Você deve tocar as músicas lançadas por pelo menos 6 meses.
Controle de qualidade:
Atualmente é tão barato lançar música, mas isso não significa que você deva lançar tudo que aparecer pela frente. Toque os possíveis lançamentos nos clubes para ver a reação do público e qualidade da masterização.
Levar o selo para a estrada:
Fazer festas ajuda e muito a construir uma base maior de fãs. O Eletrodomésticos faz festas regularmente em Curitiba.
Não tenha medo de lançar outros gêneros:
Se as músicas encaixam na sua visão de selo não hesite em lançar.
Embarque no desafio da divulgação digital:
Orkut, Twitter, Myspace, Facabook são ferramentas possíveis para promoção on-line. Mas você vai precisar de tempo para saber como usar cada uma desses sites. Eu fiz aqui no blog, um post falando sobre as redes sociais e bem como tirar o melhor de cada uma delas.
Nunca divulgue uma música, antes dela estar disponível para venda:
Esse tipo de ação pode aumentar a pirataria. Os consumidores de mp3, estão dispostos a pagar mas eles também são imediatistas. Muitos Djs podem querer ripar a música do seu myspace para pode ser o primeiro a tocar (mesmo que seja em uma qualidade horrível).
Anti-pirataria:
Considere usar sistemas como www.ripblock.com. Eles ajudam a remover musicas ilegais por uma taxa de U$73,00 por lançamento.
Mailing:
Crie um mailing list com os principais Djs do seu país e região, incentive eles a fazerem comentários sobre as músicas.
Set mixado:
Crie sets mixados promocionais para serem distribuídos na Internet e nas festas.
Produtores Famosos:
Tente trazer produtores famosos para o seu selo, muitas vezes um e-mail convidando, ou um conversa no msn deve bastar.
Você tem alguma dica?
Fonte: http://www.beatportal.com/
Foto: Bossa Noise
Sucesso para vocês ! Informar e informar com qualidade além de ser um charme demostra seu espaço e sua valorização na sociedade.
Abraços pessoais.
F.F. Menz.
( Felipe Flaunber Menz em breve visita ao site. )
Gostaria de saber como registrar um selo para lançar minha banda.
Qual o custo básico e documentação necessária.
Abç.