A minha maior dívida com os usuários do blog é um tutorial completo de como usar o controle do Nintendo Wii como um controlador Midi no Windows.

Wiimote no Mac e I-phone no Mac e no Windows

O controle do Wii e o I-phone são ótimos controladores sem fio com baixa latência, ambos contam com diversos botões que podem ter o seu uso facilmente modificados e também um  sensor de movimento (acelerômetro). Nesse caso o I-phone ainda leva vantagem em relação ao controle do Wii pois este conta com softwares como o Touch Osc que permitem ao artista criar a sua própria interface de controle multi-toque, algo estilo Lemur mas por 10% do valor.

Fazer esse tipo conexão com o Wiimote no Mac via Osculator é super simples e rápido. Neste caso é possível ligar no máximo 4 Wiimotes independentes, para controlar até centenas de parâmetros em qualquer software que trabalhe com Midi.

O Mateus B., fez um ótimo tutorial de como conectar o I-phone / I-pod Touch no Windows e o Icaro no Mac.

Wiitheremin – Controle o seu PC com canetas de Led

Esse tutorial do Stephen Hobley não vai te permitir fazer exatamente isso:

Pois você não vai usar o sensor de movimento (acelerômetro) do Wiimote e sim a câmera infravermelho dele (esse tipo de conexão permite que você faça literalmente maravilhas).

Wiimote como controlador midi para Windows

Esse é um tutorial completo foi desenvolvido pelo Stephen Hobley, ele vai permitir que você controle o seu sequenciador preferido com canetas de led e a câmera de infravermelho que todo controle do Wii tem.

Você vai precisar de:

  • Computador rodando Windows com bluetooth;
  • Controle do Nintendo Wii;
  • Led de Infravermelho de 5mm;
  • Bateria de 3V (RS 23-189);
  • Resistor 1K  (1/4Watt, filme de carbono);
  • Software MIDIOX / MidiYoke (grátis);
  • Qualquer sequenciador.

O LED, bateria e resistor podem ser comprados em qualquer loja de eletrônicos.

Como conectar o Wiimote no Windows

Você vai precisar do software certo para fazer a conexão de Bluetooth, infelizmente o que vem com o Windows não é muito bom.

Faça o software funcionar

Depois de conectar o controle do Wii no computador, você pode usar o WiiMote to MIDI software produzido pelo Stephen Hobley.

Você pode tanto fazer o  download (grátis) do ambiente de desenvolvedor para C# (isso se você pensa em modificar alguns paramêtros – não acho que seja necessário) e depois construir o cógido fonte, ou você pode (recomendado) fazer o download do arquivo executável.

Se o Wiimote estiver conectado corretamente com o seu computador o aplicativo deve funcionar sem erros.

Como construir, comprar encomendar uma caneta de infa-vermelho

Esse na verdade é o maior problema para construir o Midi Theremin e também outros aplicativos com o mesmo conceito, não existe uma fábrica de canetas de infravermelho no Brasil, como alternativa você pode seguir esse tutorial do Filipe Calegario, seguir o tutorial abaixo ou encomendar de fora.

Uma alternativa foi a forma que o Osmar H. Iurkievicz fez, como ele mesmo relata: (muito obrigado pelas canetas, estão sendo muito bem utilizadas).

“Fiz ontem uma caneta dessa trocando o led branco dessas canetinhas led com lanterna e apontador laser juntas (boa porque já tem as pilhas, botão, etc), por um led infravermelho e funcionou muito bem ! Foi o trabalho de abrir e 2 pingos de solda(pra arrancar o led branco original e colocar o outro led no lugar).
R$ 5 da caneta mais um led infravermelho que achei jogado (acho que custa uns 2 reais, mas se não achar, controle remoto tem, é só desmontar um velho)
Obs.: Diferente da canetinha original, é bom que o led fique pra fora.”

O Resultado foi esse:

Canetas de infravermelho

Construa sua caneta

Uma caneta de infravermelho é apenas um LED, conectado ao resistor e a bateria. O Stephen Hobley clama que já tinha as peças (que podem ser compradas em qualquer loja de eletrônicos) e por isso gastou apenas 15 segundos para soldar as partes.

IMPORTANTE: O LED tem uma perna longa e uma curta, a perna longa deve ser conectado no lado positivo da bateria. Você vai precisar conectar o resistor 1k em série com o LED, se você ligar o LED direto na bateria ele vai queimar rapidamente.

Você não vai conseguir ver a luz infravermelho a olho nú, uma boa maneira de testar se funcionou a montagem é através de uma câmera (seja ela uma máquina fotográfica ou filmadora ). A luz vai parecer como um ponto branco na tela.

Veja como as conexões devem ser feitas:

How to hook up the IR LED

Você pode agora testar a sua caneta de infravermelho com o software WiiMote to MIDI e a conexão do Wii, você deve ver um ponto colorido aparecendo na tela, analise se o movimento modifica parâmetros do softwares se isso estiver ok, você pode ir para o último passo.

Conecte o controle do Wii no seu sequenciador preferido

O Di Liberato fez no começo do ano um tutorial completo que pode te ajudar muito nesta parte, naquele caso a conexão era entre uma luz qualquer, web-cam e o FL Studio ou Ableton Live.

Resumindo: você vai precisar de um software para fazer a transmissão do Wii to MIDI para o seu sequenciador preferido, quem faz essa ponte é o MIDI OX / MIDI Yoke (XP) ou o Loop Be (XP e Vista).


Esse tutorial faz parte um curso completo ministrado pelo Stephen Hobley, ele afirma que é possível ligar até 4 canetas ao mesmo tempo em um mesmo controle.

Fonte: http://www.synthtopia.com/content/2009/08/31/virtual-midi-theremin/#more-16356