Este é o sexto artigo da série “Aula com os Mestres” se você perdeu algum post anterior confira aqui:
–Aula com os mestres – Como construir a introdução e a parte final de uma música
–Aula com os mestres – Como criar e mixar o Kick e o Baixo
-Gustavo Bravetti – Como montar a introdução e a parte final de uma música
-Aula com os mestres – Criar e mixar a bateria de uma música (Open Hat, Close Hat, Snare e Loops)
-Aula com os mestres – Como fazer a mixagem
-Aula com os mestres – Como criar os breaks
Nesta série eu reuni 9 produtores para falar com exclusividade para o dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress. Quem participa deste post é: Rafael Araújo (Nyllon), César (Ganjasonic), Android (Rússia), Reinaldo (Beat Gate e Swe Dagon ), Mateus B., Claudinho Brasil, Dudu Nahas (D-Ignition), Alonso Figueroa e Rodrigo Lengning,.
As automaçãoes representam uma parte importante no acabamento da produção, ela funciona como uma espécie de cola para conectar as diferentes idéias de uma música.
Como fazer automações
Claudinho Brasil
A automação na minha opinião é uma das coisas mais importantes na produção musical. Ela que faz a musica ter vida, ter movimento. Ela prende a atenção e cria a tensão. É muito trabalhoso deixar as automações da maneira que realmente queremos, mas é isso que faz a diferença.
Na pratica crio as automações com o mouse e não com o controlador. Sou bem detalhista,e ntão prefiro trabalhar com o mouse e ajustar exatamente o ponto desejado do inicio e fim de cada automação.
Ganjasonic
Divido em etapas:
1) Automações de sintetizadores e efeitos para criar vida em sons contínuos;
2) Automações dos canais para o mix (volume , pan e filter)
Beatgate
Isso depende do programa:
No ableton eu uso um controlador e com o botão rec ligado vou fazendo minhas automações ao vivo;
No Logic prefiro fazer tudo na mão (mouse) pois fica bem linear e preciso.
Alonso Figueroa – E-Level
Costumo fazer as automações em duas etapas: as automações de clip (durante a composição das cenas) e as automações na tela de arranjo (quando o arranjo já está pronto). As automações de clip são para dar características que serão constantes no elemento, feitas com o mouse. Já as automações na tela de arranjo servem para dar mais vida ao arranjo, feitas através de knobs e faders (MIDI) e eventuais correções com o mouse, afim de dar mais naturalidade para a automação.
Mateus B.
Dinâmica na música é tudo, sou viciado em combinações de efeitos e muitos botões se mexendo, utilizo a tela de sessions do Ableton para construir umas mais ou menso umas 10 cenas, dentro delas estão vários efeitos linkados no controlador Midi, gravo as automações posteriormente, gosto muito da idéia de ir construindo em tempo real. Depois dou o Rec e gravo as automações e o arranjo na tela de time-line.
Rodrigo Lengning
Eu atualmente utilizo o Ableton Live para realizar minhas produções e nele costumo usar automações na tela de Clip e na tela de arranjo. Para os Clips, eu faço automações simples de 1 a 4 compassos apenas. Uso essas automações para controle filtros, efeitos e pré-mixes de volumes. Nas automações da tela de arranjo eu uso praticamente tudo, pois boa parte dessas automações são usadas como auxílio na mixagem e também na criação de movimentos e viradas. Controlo desde volume e Panorâmica até um simples parâmetro de algum sintetizador, sempre tentando dar um caráter mais vivo à música.
Android (Rússia)
Uso o Ableton Live, faço as automações manualmente (mouse) na tela de arranjo.
Rafael Araujo (Nyllon)
Na tela de arranjos. No decorrer da track, procuro ir adicionando e retirando elementos de forma criativa e dinâmica.
Dudu Nahas Rodrigo Lengning
De duas maneiras: ou no próprio clip (samples), o que necessariamente tem que ser automações repetitivas, ou em loops. Já na tela de arranjo faço as automações de filtros e efeitos.
Ilan para “leigos” como eu, acho que faltou aprofundar o assunto, trazendo um introdução de automação, para nos situarmos mais com a produção musical, mesmo assim ótima matéria e vejo que necessito de muito chão para conseguir enchergar a sombra destes produtores…
Faz quanto tempo que você produz? Só a prática correta leva a perfeição, eu indico fazer um curso de produção musical!!
Com ctz Ilan, só falta tempo, bem que você podia fazer um cursos no fds, hehehehe… to loco para fazer uns cursos na aimec, mas só disponho dos finais de semana para este fim, moro a 140km de curita… enquanto isto não acontece vou por aki “brincando um pouquinho” e infernizando vocês do site… hehehehe
Brigadão pelo toque Ilan…
acho q seria importante pro artigo, citar em quais parametros os “mestres” costumam fazer a automacao,
release, cutoff… sends… enfim… desculpe se isso jah foi postado em outros artigos, mas aho q valeria apena atrelar a este…
cheers
Fala V. Freitas!
Como participante da entrevista quero dar uma mão na resposta de seu comentário, hehehe.
Se reler minha entrevista acima pode ver que basicamente utilizo dois tipos de automações: envelope e tela de arranjo.
Nos envelopes faço automações mais curtas de parâmetros simples como volume, efeitos e filtros.
Na tela de arranjo procuro utilizar automações mais longas, e os parâmetros que utilizo dependem muito do que quero fazer. Só pra citar um exemplo, posso realizar a automação do feedback de um delay para ir aumentando seu valor e crescer cada vez mais a quantidade de sons para gerar tensões.
Obrigado pelo esclrecimento rodrigo!
outra pergunta surgiu aki…
to tendo uma certa dificuldade pra fazer um break simples, mas naum consigo chegar nakele reverb perfeito, que tipo vai abrindo…. alongando… tentei fazer a automacao no proprio synth(release), e chegou perto… mais ainda naum era… dae pensei q poderia ser um paramerto do reverb(via send).. mas mexi e num chegeui ond queria…
será que algum d vcs pd me ajudar nessa? gratodsd jah
cheers
Oi Freitas,
Tudo blz?!
Nesse caso acho que você tem duas opções:
1)Aumentar o release do synth;
2) Usar um reberb long (decay time), sem pré-delay em insert e ir aumentar o dry/wet.
abs
essa foto do ganja num é o astrix não?
Nossa! agora pintou uma dúvida!! vou mandar um email para o Cesar (ganjasonic), desculpa qq problema.
Olá,boa noite!
Cara seu blog é muito bom,e com ele estou aprendendo sobre a criação de música
mas como ainda sou muito novo no assunto queria saber mas sobre Compasso,tudo sobre
Um criação de uma música.
Muito obrigado cara.