ableton-live-e-twitter

Poucas vezes eu vi uma comoção tão grande sobre um assunto quanto o aplicativo construído pela Native Instruments para o Ritchie Hawtin. Com ele o artista pode enviar informações sobre a música que está tocando. Acredito que tanto alarde está sendo feito pois isso pode ser um divisor de águas na cultura da música eletrônica que atualmente venera mais o Dj que o produtor.

Os Djs digitais começam agora, cada vez mais a se diferenciar dos Djs comuns (saiba mais sobre esse universo na Coletânea – Dj do Futuro). Os Djs digitais que usarem este tipo de aplicativo, demonstram que louvam e dão o devido crédito aos produtores e mais que isso para que o seu set não seja facilmente copiado, o Dj vai precisar mostrar algo mais.

Se você comprar todas as músicas que o Ritchie Hawtin está listando em seu Twitter, você não vai nem de longe soar como ele, pois muitas vezes o canadense utiliza um pedaço de cada música ou só um pequeno loop.

Como o Traktor já tem um integração grande com o I-tunes, acredito que em pouco tempo alguém deve criar um aplicativo similar e liberar na Internet ou que a própria Native Instruments lance oficialmente.

Para quem toca com o Ableton e quer fazer algo similar fiz um vídeo e um passo a passo, já embarquei nessa e por isso iniciei um novo Twitter para mostrar as músicas que eu estou tocando nas baladas em tempo real.

Ableton e Twitter Juntos:

Passo a passo (apenas para Mac, se você conseguir fazer para Pc e quiser dividir com os leitores do Blog por favor envie uma mensagem):

Você vai precisar do I-tunes e Ableton instalados bem como um conta no Twitter.

  • Siga o tutorial: “Como integrar o I-tunes com o Ableton Live”;
  • Baixe o Current Track to Twitter v1.5;
  • Instale o Script;
  • Vá na pasta: Aplicativos/utilitários e abra “Acesso às Chaves”
  • Vá em “Arquivo”, “Novo Item de Senha”
  • Preencha todas as informações de Login do Twitter;
  • Quando você tocar alguma música no I-tunes automaticamente o seu Twitter vai ser notificado.

Dica: Cuidado para não deixar ele ligado o tempo todo ou você vai acabar mandando centenas de mensagens por dia.
Dica2: Crie uma nova conta do Twitter para fazer isso, as pessoas podem não querer receber umas 30 mensagens cada vez que você for tocar.

Você acha interessante esse tipo de aplicativo?