Computação nas nuvens está cada vez mais perto de se tornar uma realidade, eu mesmo não mantenho mais uma versão em papel da minha agenda e muito menos arquivos de .doc, .xls e .ppt no meu computador, está tudo nas nuvens (e boa parte na mão do Google).

Música Colaborativa

Produzir com um “conhecido” que mora do outro lado do mundo, ainda é um sonho. A Ableton com a função Share (que foi anunciada no começo de 2009) parecia que tinha lançado uma fórmula que poderia dar certo.

Com a função Share a troca de arquivos entre os usuários do Ableton, seria muito facilitado pois arquivos repetidos não precisam ser novamente enviados de um computador para o outro.

Eu fiz um artigo completo sobre o assunto em agosto, acabei usando a função Share poucas vezes, mais por falta de tempo do que de interesse. Nestas poucas vezes não vi grandes problemas e nem bugs.

Ableton anuncia que função Share será remodelada

Recebi hoje um e-mail da Ableton, essa mensagem foi encaminhada apenas para os usuários que eram beta testers da função Share. O e-mail é um anúncio oficial que a função Share, será completamente remodelada, e que se você tem algum arquivo que está no servidor da Ableton, eles serão deletados, eles alegam que o conceito para funcionar precisa ser completamente repensado.

Acredito que ninguém deve ter se sentido prejudicado com isso, mesmo assim é um grande retrocesso, vai demorar um bom tempo para a música colaborativa voltar no “menu” dos usuários do Ableton, com a função “Share” você poderia:

  • Produzir com alguém que mora milhares de kilómetros de distância;
  • Enviar o seu projeto para ser mixado e masterizado por um profissional;
  • Trocar projetos aberto;
  • Transformar projetos abertos em um trabalho colaborativo com muitos usuários;
  • Trocar racks e presets com maior velocidade;
  • Trocar projetos do Max for Live.

Eu mantenho uma tópico no fórum sobre música colaborativa, até agora ninguém se manifestou por lá. Você costuma a trabalhar a distância em parceria com outros produtores?