Fiquei surpreso e feliz com a notícia que o presidente da Ableton anunciou no fórum deles, ele ordenou que toda a equipe de desenvolvimento pare com a criação de novas funções e se dedique inteiramente a arrumar os bugs na versão 8. Em um mundo de grande competição, é muito comum que empresários escondam os problemas, ao invés de deixar claro que alguma coisa deu errada.

Eu adorei as dezenas de novas funções do Ableton 8: Vocoder, APC, Max for Live, Share (que já foi para o vinagre), Looper entre outras. Mas variedade e qualidade não são sinônimos. Estou usando o Live 8 para produzir, mas depois de ter travado na frente de 600 pessoas no Café de la Musique em Curitiba, decidi que esta não era a ferramenta ideal para levar ao palco, foi por isso que desde aquela data (já faz mais de 6 meses), venho optando por tocar com a versão 7, que nunca me causou grandes problemas.

Ableton e Serato também entra na roda?

No anúncio do presidente, não fica claro se o software que está sendo desenvolvido em parceria com a Serato, e que teoricamente tem data de lançamento marcada para o dia 14 de janeiro vai ser cancelado e/ou postergado.

Estou confiante que a Ableton sabe o que está fazendo e que todo o esforço que eles estão fazendo para aumentar a estabilidade, vai valer a pena. Sempre achei que uma nova versão por ano era exagero, fica muito difícil de aprender em tão pouco tempo tudo o que a versão anterior apresentou.

  • Você já teve alguma problema com o Ableton?
  • O que você achou desta notícia?

Você usa outro sequenciador?

Acredito que quem frequenta o dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress, mesmo que a poucos dias, já percebeu que o foco aqui é entre outras coisas (discotecagem, live pa, iphone, realidade aumentada, novas tecnolgias para DJs, VJ, A/V) na utlização do Ableton Live, seja para produção musical, Live Pa ou discotecagem, o motivo de eu manter esse foco é que desde 2004 o Ableton é o meu software de produção musical e também e a ferramenta que é utilizada nas aulas da AIMEC, eu não teria como falar e criar tutoriais de outro softwares, mas se você tem algum material interessante sobre outros sequencidores e quiser disponibilizar, eu vou ter o maior prazer de colocar no ar.