Ableton Live 8

No começo da semana eu li em post no www.beatportal.com, era sobre o boato do lançamento do Ableton 8, achei que a afirmação era falsa principalmente por que a versão beta do 8 ainda não estava disponível.

Eu estava errado, fiquei arrepiado quando recebi um e-mail da Ableton anunciando a nova versão do seu premiado software, fiquei mais arrepiado ainda quando comecei a assistir os vídeos no explicando as novas funções.

 

Confira o primeiro vídeo com a visão geral:


Essa é uma lista com as 10 funções que inicialmente chamaram a minha atenção. Agora precisamos esperar o lançamento do software que está anunciado para o primeiro trimestre para ter certeza que todas essas funções funcionam direito.

Share

Esta semana assisti a palestra do Dudu Marote na Oficina de Música de Curitiba, ele previu que no futuro, as músicas serão vendidas abertas, assim você poderá criar a sua própria versão. Dessa forma você pode fazer uma música com um amigo que mora no outro lado do mundo ou abrir os seus arquivos para qualquer um mexer.

Ableton Share

Com um simples comando você exporta apenas os arquivos necessários

Ableton Share Homepage

Esse arquivo cria automaticamente um pagina única na web, que pode ser mantida fechada só para convidados ou aberta para o público, os pedaços da sua música podem ser adicionados ao Myspace, Facebook e etc e até usados por quem não tem o Ableton.

Share:

Touch

A Ableton Live uniu-se com a Akai para criar um controlador Midi 100% integrada, fiquei babando ao ver como a performance de artistas ao vivo vào melhorar, você nunca mais vai precisar tocar no mouse para ter acesso todas aos canais, clipes e efeitos do Live.

Disparar Clips

Disparar clips nunca foi tão fácil e visual, além de disparar na controladora, você por ver quais clipes estão disponíveis (quando a luz está acesa).

Os efeitos tem agora um acesso mais direto

Controle os macros diretamente na controladora

Extend

Ableton e Cycling 74’ anunciaram há 2 anos uma parceria que só agora rendeu o primeiro fruto, “Max for Live”, com esse aplicativo dentro do Ableton você vai criar seus próprios plug-ins ou usar e modificar dezenas de plug-ins que já vem junto com a primeira versão, com a função Share integrada é também possivel ter acesso e disponibilizar os seus plug-ins customizados para a comunidade do Live.

Confira o vídeo explicando como funciona o “Max for Live”:

Groove

Com essa função você pode aplicar diferentes grooves já pré montados para dar um swing nos seus Clips de Midi, com também a possibilidade de extrair o “groove” de clips de áudio para usar em outras partes.

Groove templates

Warp melhorado

A função que fez o Ableton se destacar dos outros seqüenciadores, recebe agora três bons aperfeiçoamentos, ao invés de arrastar o timeline você pode arrastar o áudio, o warp “mode beat” promote melhorar muito a utlizaçao de clips de bateria e percussão e o modo complex (para música inteiras) também foi aperfeiçoado.

warp

Agora você pode arrastar o áudio e não o timeline

warp-2-certo

Warp Modes Beats e Complex melhorados

Looper

Função que parece ser inspirada nas performances e técnica desenvolvida pelo americano Kid Beyond (artista que representa o Ableton em diversos eventos). O música pode aqui gravar diversas camadas de um som ao vivo.

 

looper

Confira as possibilidades que o Looper vai abrir neste vídeo, do Kid Beyond neste caso ele está usando aplicação similar, mas só com comandos Midi.

Compressor de multi banda

Essencial para fazer masterização, ele conta com uma interface visual inovadora (para fazer compressão e expansão) que promete aliado ao Limiter permitir que apenas com o Ableton o produtor faça masterizações profissionais.

compressor-de-multi-banda

Compressor de multi banda

limiter

Limiter

Novo Operator

O melhor sintetizador do Ableton ganhou também um upgrade, agora você pode desenhar o oscilador e os novos envelopes permitem uma maior maleabilidade para esculpir os sons.

operator-certo

Vocoder

Tradicional efeito que transforma tudo o que você quiser em som de vocal de robô.