Esse artigo tem como base:

E também ensinamentos que a AIMEC passa para os seus alunos em sala de aula.

Pequenos? Enormes!! Detalhes…

É incrível como muitos promters e donos de casas noturnas, não dão importância a certos “detalhes” que fazem toda a diferença no sucesso de um evento ou festa. Essas minucias somadas geram a percepção geral dos freqüentadores, alguns desses detalhes são:

  • Flyer – com informações de contato, local de vendas de ingresso, dia do evento e local (parece piada, mas já vi vários flyers sem alguma destas informações);
  • Qualidade do papel do Flyer – esse é geralmente o primeiro ponto de contato do público com a sua festa;
  • Qualidade da impressão do flyer – idem;
  • Escolher o local apropriado para fazer o seu evento;
  • Sistema de som de qualidade;
  • Iluminação – não só a iluminação mas também um bom iluminador, por favor;
  • Pessoal treinado e ágil trabalhando no bar;
  • Quantidade de banheiros versus quantidade de pessoas – manutenção de limpeza dos mesmos durante a noite também faz-se necessário.

Acho que é fácil de perceber, como qualquer um destes pontos podem ajudar ou atrapalhar muito tanto a divulgação (levar as pessoas para a festa) quanto a qualidade do evento (fazer as pessoas voltarem a freqüentar).

O DJ que abre a pista pode estragar ou salvar uma noite

Como abrir a pista

Muitos promoters pensam em todos os detalhes listados acima, mas esquecem de montar um bom line-up (ordem dos DJs que vão tocar), não adianta nada colocar um DJ de nome (caro, mas que teoricamente vai chamar mais público) se o DJ que for abrir a pista não construir o clima certo.

Eu no começo da minha carreira, fazia de tudo para não ser o primeiro Dj a tocar, um pouco por que não tinha músicas mais lentas (na época eu tocava muito rápido e pesado) e também pelo medo de fazer alguma coisa errada e estragar o resto da noite.

Introdução é tudo

Muitas vezes comprei um livro pois ele tinha um título chamativo e uma capa legal, mas as primeiras páginas é que me fizeram ler ele por inteiro ou não.

Já aconteceu alguma coisa parecida com você?

Festa de música eletrônica é muito diferente de uma noite com bandas

Pense que cada set de uma noite é um capítulo dentro de uma história maior que é o conjunto de todas as apresentações daquele evento.

Diferente de uma festa com bandas onde cada grupo faz a sua apresentação, seguida de uma longa pausa para desmontar e montar os equipamentos. Nas casas noturnas o som raramente para, com isso se o primeiro Dj (introdução) não conseguir criar o clima correto e preparar a pista de dança a atração principal (corpo do livro) vai ter pouca chance de ser bem sucedido.

Principal erro que um DJ iniciante faz ao abrir a pista

Como um dj deve abrir a pista

Muitos aspirantes a DJ consideram que ao ser chamado para abrir a pista ele deve conseguir chamar a atenção do público e promoters, muitas vezes eles conseguem chamar a atenção mas de uma forma negativa.

Em algumas festas que fiz, infelizmente tive que diminuir o set do DJ por que ele estava acelerando muito, ou por simplesmente não estar tocando um som que combinasse com o resto da noite/evento.

Dicas de como fazer sucesso abrindo a pista

  • Saiba quem toca antes e depois de você

Como você vai montar uma introdução sem conhecer o corpo do livro?

Impossível.

Escute alguns sets e baixe tracklists do Dj que toca depois de você, você não pode roubar a cena – ou melhor, as músicas que ele habitualmente toca.

  • Pegue leve

Um set perfeito de abertura não pode ter nenhum pico de energia, principalmente na última meia hora.

  • Quanto maior melhor

Um set de warp up não deve ser rápido, você deve partir do zero, até deixar o público pronto para a atração principal.

Saiba exatamente que horas a atração principal vai começar a se apresentar, e esteja preparado para tocar 30 minutos a mais ou a menos.

  • Se conecte com as pessoas

Quando você for fazer um set de warm-up, tente sempre se comunicar com as pessoas. Fazendo contato olho no olho com as pessoas que se disporem a começar a dançar.

  • Prepare-se

Treine muitas combinações de mixagens, isso vai facilitar para conseguir improvisar na hora se preciso. Isso também facilita que você analise exatamente qual é a vibe de cada uma das músicas do seu set.

Você precisa tocar as músicas certas nas horas certas.

  • Não toque Hits.

A pior coisa que pode acontecer para a atração da noite, é ter um Dj abrindo a pista que tocou os grandes sucessos do momento.

Depois disso o DJ atração vai ter muita dificuldade de manter o ânimo.

Como DJ de warm-up, você nunca deve tocar Hits, pois simplesmente esse não é o seu trabalho.

O seu trabalho é criar o clima para a atração principal, é como preparar a jogada para o atacante fazer o gol.

  • Menos música mais bateria

Tente sempre procurar musicas que sejam orientadas um lado mais percurssivo, e que não tenham uma estrutura musical tão definida – exemplo: refrão x verso refrão.

É bom também tentar evitar músicas com breaks longos.

Pense no seu set como uma linha contínua ao invés de picos e vales.

  • Organize-se

Só por que o seu HD comporta mais de 30.000 músicas, isso não significa que você deve ter tantas na sua case.

Ao invés de colocar todo na sua case ou HD, seja organizado e regularmente tire músicas que você não está mais tocando.

Um boa dica é criar playlists no I-tunes, para melhorar o planejamento do set.

  • Não mixe rápido

Dj de warm up

As mixagens de um DJ warm up podem e devem ser mais longas, diferente da atração principal que pode optar por fazer mixagens curtas ou também fazer mixagens mais curtas para quebrar rapidamente o clima da pista.

  • Use a tecnologia com sabedoria

Muitos clubes atualmente são dotados de processadores de efeitos e mixer poderosos. Só cuide para que os efeitos sirvam para ajudar a criar o clima e não destrui-lo.

Stand alones que permitem fazer loops também podem ser uma boa alternativa para alongar as suas mixagens.

  • O tamanho da sala faz diferença

Claro que se você está tocando em um grande festival o clima deve ser bem diferente de um clube para 100 pessoas. Quanto maior a sala o seu set pode ser mais energético.

  • Hipnotize

Pessoas vão para os clubes em busca de escapismo.

Se você conseguir que as pessoas fechem os olhos e se entreguem para a música você está fazendo um bom trabalho.

  • Paciência

Esse é provavelmente o aspecto mais importante de um dj de warm up. A pista pode estar lotada e a audiência pedindo que você toque pesado, mas você deve se segurar e deixar eles implorando por mais.

Levar eles a loucura não é o seu trabalho, a audiência vai adorar quando a atração principal finalmente colocar fogo na sala.

  • Música de encerramento

Nunca feche o seu set com uma música muito para cima. Depois de todo o esforço para criar o clima você não pode detonar ele nos últimos minutos

A última música deve ser uma boa frase de fechamento, para a grande atração detonar.

Tenha certeza que ela é grande o bastante para atração mixar com facilidade.

Você já viu um DJ de warm up estragando uma noite?