3-em-1-no-seu-bolso

A Roland pode não ter alcançado sucesso comercial com a Tb 303, Tr 808 e Tr 909, que chegaram ao mercado no início da década de 80, desses hardwares foram produzidos apenas 10.000 de cada. Anos depois quando jovens dos subúrbios de Chicago e Detroid começaram a se interessar por produção de música eletrônica (mais especificamente House e Techno), a solução foi comprar um desses equipamentos que estavam empoeirados no fundo das prateleiras ou sendo vendidos a preço muito baixos em lojas de instrumentos musicais usados.

Foram esses artistas que elevaram o status do trio da Roland que atualmente ainda são disputados lance a lance no Ebay por volta de U$1.000,00 cada.

Rebirth (renascimento)

A empresa Propellerhead lançou no fim da década de 90 o Rebirth, que é um seqüenciador que conta com duas Tbs 303, uma Tr 808 e uma Tr 909. Ele marcou uma revolução nos softwares de produção musical que na época apenas controlavam hardwares. O Rebirth logo criou uma legião de fãs que dão suporte a ele até hoje. A Properllerhead parou de produzir novas versões no ano de 2005, mas desde essa data ela mantém um site que disponibiliza o Rebirth de graça, no fórum tem sempre um usuário disposto a sanar dúvidas.

Technobox para iPhone

Se você quer levar clássico trio da Roland no seu bolso, existe atualmente vários híbridos para o telefone da empresa da maça, mas recentemente a Audiorealism (que criou o melhor emulador de Tb em Vst) lançou uma versão que não deixa a desejar para os velhos hardwares, com a praticidade de estar com você quando a inspiração surgir.

Techno Box, acesse www.audiorealism.se/technobox.