A palavra Vocoder vem da união de Voice + Encoder, os primeiros modelos não foram desenvolvidos para serem usados para música e sim para codificar mensagens de voz para uso militar.

Como era feito esse processo:

1) Voz era codificada passando pelo Vocoder;

2) Voz codificada era enviada para o receptor;

3) A voz era passada pelo Vocoder agora fazendo o processo inverso.

Anos depois esse tipo de uso foi abandonado, ele teve então uma nova aplicação que é a de criar voz robotizada.

Vocoder do Ableton 8

Um dos novos processadores de efeito do Live 8 é um vocoder. Confesso que não fiquei muito entusiasmado com os primeiros resultados que eu obtive com ele, mas quando eu li o manual percebi o excelente potencial que ele tem.

Vocal Limpo:

[audio: vocal limpa vocoder tutorial.mp3]

Vocal com Vocoder (Operator):

[audio:vocal vocoder tutorial.mp3]

Como funciona o Vocoder

O Vocoder é um efeito que combina a freqüência de uma fonte (chamada de “Carrier”) com a amplitude de uma outra fonte (chamada de “Modulator).

Carrier: É geralmente uma fonte limpa com características rítmicas (geralmente voz e elementos de bateria).

Modulator: Som rico em harmônicas como um string ou pad.

A aplicação mais comum do Vocoder é a do sintetizador falante ou voz de robô.

O Vocoder une as duas fontes (Carrier e Modulator) através de filtros de passa banda. Com a análise de cada filtro do “Carrier” a mesma freqüência é aplicada a amplitude  do filtro  correspondente do “Modulator”.

O Vocoder do Live, deve ser inserido no canal que você quer usar como o seu “Modulator” a outra fonte de som “Carrier pode ser selecionada diretamente no plug-in. O vocoder do Ableton tem as seguintes fontes de carrier:

Noise: usa o gerador interno de noise como fonte. No display X-Y você pode ajustar a característica do som;

External: permite você usar qualquer fonte de som do seu projeto. Essa opção é a utilizada para fazer o som clássico da “Voz de Robô”;

Modulator: usa o som do “Modulator” como “Carrier”, assim você re-sintetiza o som original que pode ser transformado com os controles do Vocoder;

Pitch Tracking: nesta opção a fonte do “Carrier” é um oscilador monofônico.

Controles disponíveis no Vocoder

Enhancer: Muitas vezes ao usar o Vocoder você pode perder freqüências altas, para evitar isso ligue a função “Enhance” que vai resultar em sons com mais brilho.

Enhancer

Unvoice: Ajusta o volume de um gerador de noise adicional, que pode ser usado para re-sintetizar porções do sinal do “Modulator” que não tem pitch, o Unvoice é ótimo para controlar sibilâncias produzidas principalmente por sons de “F” e “S”.

Unvoice

Sens: É a sensibilidade do Unvoice, se este estiver em 0%, o Unvoice não vai produzir som algum. O Fast/Slow define da velocidade que o Unvoice modifica o som.

Sens

Área central do Vocoder: Mostra o volume da cada um dos filtros de passa banda, clicando direto no display você pode diminuir ou aumentar o volume de cada banda.

área central do vocoder

Bands: Aqui é possível escolher em quantas bandas o som vai ser dividido (entre 4 e 40), quanto mais bandas estiverem sendo usadas você tem uma precisão maior, com mais uso de CPU;

Bands

Range: Seleciona a freqüência de um segundo filtro que pode ser usado para cortar algumas freqüências do resultado final, na maioria das vezes você deve preferir deixar todas as freqüências saírem sem usar o filtro;

Range

BW: Controla o alcance de cada um das bandas do filtro;

BW

Precise/Retro: Muda o tipo de comportamento dos filtros, Precise mantêm todas as bandas com o mesmo volume e no Retro as freqüências altas tem um ganho.

Precise/Retro

Gate: Funciona como um gate tradicional, o som de cada banda deve passar um certo volume para tocar, qualquer banda que não alcance esse volume será silenciada.

Gate

Level: Aumenta e diminui o volume do resultado final;

Level

Depht: Seleciona quanto do envelope do “Modulator” vai ser aplicado ao sinal do “Carrier”. 100% é a aplicação clássica de Vocoder.

Depht

Attack e Release: controla quão rápido o som “Modulator” vai responder as mudanças aplicadas pelo “Carrier”

Attack e Release

Mono/Stereo: determina se o som vai sair em estéreo ou mono, usando o L/R o sinal de cada canal é processado de maneira diferente.

Mono/Stereo

Formant: A frequência do filtro do “Carrier” pode ser mudado para cima ou para baixo com esse knob.

Formant

Dry/Wet: Controla o ajuste entre o sinal seco o processado.

Dry/Wet

Como criar o efeito de voz robotizada

1) Em um canal coloque o vocal que você quer transformar, nele insira o Vocoder;

2) Coloque em um canal de Midi qualquer sintetizador;

Observação: Você pode criar um clip de Midi ou tocar ao vivo o instrumento para modular o vocal.

3) No Vocoder selecione “External” na aba “Carrier Chooser”;

4) Selecione o canal do sintetizador na aba “Audio From”;

5) Se você for fazer o vocal e/ou tocar o sintetizar em tempo real não esqueça de selecionar o botão de “Rec” de cada um dos canais.

Dica: Para alcançar melhores resultados utilize sintetizadores com sons mais brilhantes e ricos em harmônicas. Tente também ajustar o controle Unvoice e também habilitar o Enhance.

Projeto do Ableton – Vocoder, faça o download aqui.