A palavra Vocoder vem da união de Voice + Encoder, os primeiros modelos não foram desenvolvidos para serem usados para música e sim para codificar mensagens de voz para uso militar.
Como era feito esse processo:
1) Voz era codificada passando pelo Vocoder;
2) Voz codificada era enviada para o receptor;
3) A voz era passada pelo Vocoder agora fazendo o processo inverso.
Anos depois esse tipo de uso foi abandonado, ele teve então uma nova aplicação que é a de criar voz robotizada.
Vocoder do Ableton 8
Um dos novos processadores de efeito do Live 8 é um vocoder. Confesso que não fiquei muito entusiasmado com os primeiros resultados que eu obtive com ele, mas quando eu li o manual percebi o excelente potencial que ele tem.
Vocal Limpo:
[audio: vocal limpa vocoder tutorial.mp3]
Vocal com Vocoder (Operator):
[audio:vocal vocoder tutorial.mp3]
Como funciona o Vocoder
O Vocoder é um efeito que combina a freqüência de uma fonte (chamada de “Carrier”) com a amplitude de uma outra fonte (chamada de “Modulator).
Carrier: É geralmente uma fonte limpa com características rítmicas (geralmente voz e elementos de bateria).
Modulator: Som rico em harmônicas como um string ou pad.
A aplicação mais comum do Vocoder é a do sintetizador falante ou voz de robô.
O Vocoder une as duas fontes (Carrier e Modulator) através de filtros de passa banda. Com a análise de cada filtro do “Carrier” a mesma freqüência é aplicada a amplitude do filtro correspondente do “Modulator”.
O Vocoder do Live, deve ser inserido no canal que você quer usar como o seu “Modulator” a outra fonte de som “Carrier pode ser selecionada diretamente no plug-in. O vocoder do Ableton tem as seguintes fontes de carrier:
– Noise: usa o gerador interno de noise como fonte. No display X-Y você pode ajustar a característica do som;
– External: permite você usar qualquer fonte de som do seu projeto. Essa opção é a utilizada para fazer o som clássico da “Voz de Robô”;
– Modulator: usa o som do “Modulator” como “Carrier”, assim você re-sintetiza o som original que pode ser transformado com os controles do Vocoder;
– Pitch Tracking: nesta opção a fonte do “Carrier” é um oscilador monofônico.
Controles disponíveis no Vocoder
Enhancer: Muitas vezes ao usar o Vocoder você pode perder freqüências altas, para evitar isso ligue a função “Enhance” que vai resultar em sons com mais brilho.
Unvoice: Ajusta o volume de um gerador de noise adicional, que pode ser usado para re-sintetizar porções do sinal do “Modulator” que não tem pitch, o Unvoice é ótimo para controlar sibilâncias produzidas principalmente por sons de “F” e “S”.
Sens: É a sensibilidade do Unvoice, se este estiver em 0%, o Unvoice não vai produzir som algum. O Fast/Slow define da velocidade que o Unvoice modifica o som.
Área central do Vocoder: Mostra o volume da cada um dos filtros de passa banda, clicando direto no display você pode diminuir ou aumentar o volume de cada banda.
Bands: Aqui é possível escolher em quantas bandas o som vai ser dividido (entre 4 e 40), quanto mais bandas estiverem sendo usadas você tem uma precisão maior, com mais uso de CPU;
Range: Seleciona a freqüência de um segundo filtro que pode ser usado para cortar algumas freqüências do resultado final, na maioria das vezes você deve preferir deixar todas as freqüências saírem sem usar o filtro;
BW: Controla o alcance de cada um das bandas do filtro;
Precise/Retro: Muda o tipo de comportamento dos filtros, Precise mantêm todas as bandas com o mesmo volume e no Retro as freqüências altas tem um ganho.
Gate: Funciona como um gate tradicional, o som de cada banda deve passar um certo volume para tocar, qualquer banda que não alcance esse volume será silenciada.
Level: Aumenta e diminui o volume do resultado final;
Depht: Seleciona quanto do envelope do “Modulator” vai ser aplicado ao sinal do “Carrier”. 100% é a aplicação clássica de Vocoder.
Attack e Release: controla quão rápido o som “Modulator” vai responder as mudanças aplicadas pelo “Carrier”
Mono/Stereo: determina se o som vai sair em estéreo ou mono, usando o L/R o sinal de cada canal é processado de maneira diferente.
Formant: A frequência do filtro do “Carrier” pode ser mudado para cima ou para baixo com esse knob.
Dry/Wet: Controla o ajuste entre o sinal seco o processado.
Como criar o efeito de voz robotizada
1) Em um canal coloque o vocal que você quer transformar, nele insira o Vocoder;
2) Coloque em um canal de Midi qualquer sintetizador;
Observação: Você pode criar um clip de Midi ou tocar ao vivo o instrumento para modular o vocal.
3) No Vocoder selecione “External” na aba “Carrier Chooser”;
4) Selecione o canal do sintetizador na aba “Audio From”;
5) Se você for fazer o vocal e/ou tocar o sintetizar em tempo real não esqueça de selecionar o botão de “Rec” de cada um dos canais.
Dica: Para alcançar melhores resultados utilize sintetizadores com sons mais brilhantes e ricos em harmônicas. Tente também ajustar o controle Unvoice e também habilitar o Enhance.
Projeto do Ableton – Vocoder, faça o download aqui.
Parabéns aí pelo trabalho Mark!
Ola galera, eu só quero dizer que o site esta de parabens, muitos tutos e informaçoes bem elaboradas que esta ensinando muito a iniciantes do software como eu, porem eu quero saber aonde eu posso estar conseguindo vocais, pois estou com dificuldades para cria-los, e como uso o windows 7 eu não sei aonde tem aquele teste de voz igual tem vem no Windows xp, Que fala da Microsoft, Enfin, se puderem me informar como gravo um vocal sem ser pelo microfone eu agradeço !
Abraços !
Oi Henrique,
Acredito que a forma mas fácil de você encontrar vocais é procurando por acapella em qualquer programa de compartilhamento de arquivos.
procure também por acapela e a capela
abs
We stumbled over here by a different web page and thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to going over your web page for a second time.
The best form of exercise according to fitness gurus in walking. Sneakers, if worn for more than a couple of hours a day, are bad for children: This is a widely held belief among consumers as well as professionals. Visiting flea markets is the best way to get first-hand knowledge of what sells and what doesn’t.