fbpx

Fazer música só por hobbie ou “terapia” é ótimo, mas acredito que muitos leitores do dgtl.lv/clients/ilankriger/wordpress tem outro objetivo, que é o de tocar e fazer música profissionalmente, melhor é fazer isso com sucesso.

Infelizmente não existe uma receita de bolo, eu nem quero que esse post seja visto desta forma, o objetivo aqui é demonstrar possibilidades que talvez você não tenha tentado ainda, ou mesmo agrupar fatores que quando bem aplicados podem transformar, o seu trabalho bom em ótimo, o ótimo em excelente e o excelente em um grande sucesso.

Se você seguir alguma das dicas e conseguir sucesso (que é um conceito muito relativo), por favor envie um comentário, eu ficaria muito feliz e os outros leitores podem se espelhar em você e no seu trabalho.

Fazer um “hit” não é algo simples e muitas vezes não é algo premeditado.

Segue algumas dicas e sugestões que podem ajudar você a fazer sucesso.

Crie um novo gênero

Produzir House, Techno ou Trance enquanto outros milhares de outros artistas estão fazendo o mesmo, dificulta a sua vida.

Se você criar um novo gênero, o seu trabalho será sempre a referência principal para os outros produtores do novo gênero.

O Dj Malboro mesmo não sendo engenheiro de som e nem nada parecido conseguiu criar o gênero nacional de música eletrônica de maior sucesso de todos os tempos, não é a toa que ele atualmente gira o mundo tocando nas principais metrópoles.

Em dois posts do blog eu descrevi em detalhes como ele fez isso:

Faça diferente (timbre e Bpm)

Timbres

Ok, você quer produzir Techno, mas pense em usar timbres de outros gêneros ou trabalhar com bpms fora do comum ou mesmo uma track que varie o bpm.

Qualidade final (mixagem e masterização)

Qualidade final

Os DJs atualmente tem milhares de músicas a sua disposição, por isso uma música com pouca qualidade não vai conseguir lugar ao sol.

Tenho dois artigos no blog que podem ajudar:

Arranjo

Criar um arranjo fora do comum também pode chamar a atenção para a sua track, exemplos:

  • Música de 30 minutos (perfeito para o Dj ir ao banheiro);
  • Música em pedaços para que o Dj mixe os pedaços como ele quiser;
  • Musica com um break longo ou que a música inteira seja um break;

Obervação: Músicas muito curtas podem ser perigosas, pois os DJs vão precisar de muita habilidade para mixar.

Efeito especial

Especialize-se em criar efeitos especiais em suas musicas, eles podem ser a sua marca registrada.

Escrevi um post no blog que deve ajudar você:

Nome do artista

Antes de ouvir a sua música o seu cliente (DJs) vão ler o seu nome, encontrar um que seja ao mesmo tempo “novo” e chamativo pode ser a chave do sucesso (pelo menos no número de previews). Esse não é o principal fator de sucesso do Deadmau5, mas com certeza ajudou a criar uma mística em torno do artista. Leve em consideração a facilidade das pessoas acharem você no Google, escolher um nome genérico vai dificultar muito a vida dos seus fãs.

Nome da música

Depois do nome do artista, essa é a segunda informação que o público vai perceber, nomes como estações do ano e afins ficam datadas rapidamente, o melhor é fugir do comum, talvez “Michael Jackson is not dead” funcione.

The Manual

A banda inglesa KLF, escreveu um livro sobre como criar uma música para ela ser número 1 das paradas, eles oferecem reembolso para quem não conseguir.

Mash-ups

“Misturar” sua música com um vocal ou timbre conhecido pode ajudar a divulgar o seu trabalho, mesmo que essa música não possa ser vendida ela pode ser disponibilizada de graça nas redes de P2p.

Disponibilize

  • Libere a acapella da sua musica (vocal);
  • Crie um versão Radio Edit;
  • Crie uma introdução para sets.

Tudo isso claro que de graça.

Música com atitude

Música sem atitude não vale nada, defenda com unhas e dentes um ideal digno, assim mais e mais pessoas que tem a mesma visão vão se aproximar de você.

Overdose de ideias

Cuidado para não colocar muitas ideias em uma mesma música, se você se deparar com duas boas idéeas crie duas músicas.

Arte

Arte

Um bom nome e também uma arte bem feita vão valorizar o seu trabalho, aqui entra a figura do desing gráfico, fuja da idéia de fazer tudo sozinho.

Press Release

Criar um texto contando as ferramentas utilizadas e o conceito da sua música, facilita para que a mídia especializada noticie o seu lançamento. Melhor que só descrever os elementos que compõe a faixa é adicionar curiosidades como por exemplo:

  • Foram gastos 20 horas para produzir;
  • O vocal foi gravado usando um microfone simples de internet;
  • Os produtores moram em cidades diferentes e construíram a musica on-line, qual DJ está tocando;
  • Quem falou bem da track e por aí vai.

Viral

Criar um vídeo ou imagem pode facilitar a sua música se transforme em um fenômeno viral.

Quem não se lembra da nutricionista do Sanduíche, iche, iche? Coca com Menthos ou a Dança do Quadrado?

Nas mãos certas

Nas mãos certas

Um artista pode ser catapultado para o sucesso pura e simplesmente por ser ouvido pela pessoa certa na hora certa. Pense em estratégias alternativa a um simples link enviado por E-mail ou Myspace.

Sugestões:

  • Cd enviado pelo correio com embalagem especial;
  • Cd entregue na mão do artista;
  • Pen-drive com as suas produções;
  • Ofereça para dar carona para o artista (isso se você conhecer o promoter da festa), aproveite para tocar a sua música para ele em alto e bom som.

Escute, goste, compre

O seu público precisa primeiro escutar muito a sua música para depois gostar e por conseqüência querer comprar (a sua música ou contratar o seu show).

Ofereça então:

  • Competição de remixes;
  • Samples para remix;
  • Projetos abertos;
  • Download grátis;
  • Vídeos.

Campanha de marketing

Pense na sua música como um produto ou serviço que precisa ser cuidadosamente divulgado para que atinja um público maior.

Não deixe de divulgar em:

  • Blogs;
  • Fóruns;
  • Mídias Sociais: Orkut, Twitter, Facebook;
  • Festas do seu selo ou apresentações do seu Live Pa.

Outras dicas e sugestões:

Esse é um ótimo artigo (em Inglês) que saiu no www.beatportal.com: http://www.beatportal.com/feed/item/how-to-write-a-hit-house-track-10-top-tips/

Qual dica ou sugestão você daria? Você discorda com alguma das minhas?