Para muita gente o ano ainda nem começou aproveite isso e não deixe o tempo passar.

Este post foi inspirado em um artigo do site www.beatportal.com, DJs’ tips for success in 2009 (Dicas de sucesso para Djs em 2009), se você é fluente em inglês confira também o artigo original, se você não lê, já fica aqui a primeira dica de sucesso para esse ano, comece um curso o mais rápido possível.

Dica 1 – Mercado

A sua logo está ficando velha?

O seu site está cheio de bugs?

Você está usando só o Myspace para se comunicar com os seus fãs?

Nunca é tarde para dar a sua imagem, uma cara nova. A sua marca começa com o seu nome de Dj ou produtor e se estende para todo o lugar que as pessoas veem ou ouvem falar de você.

Isso pode envolver também o seu corte de cabelo e as suas roupas.

Sozinho é possível fazer uma mudança radical, mas é aconselhável pedir a consultoria de um artista gráfico.
Você também precisa de outras ferramentas para compor a sua imagem e todo o seu material de marketing, isso incluem fontes que servem para escrever o seu nome, cores, logo e fotos. Quanto a fonte pode parecer bobagem mas por exemplo, meu nome com algumas fontes fica estranho (Ilan), muitas vezes parece que são dois II ou ll.

Uma vez que tiver tudo isso em mãos atualize o seu site, cartão de visitas, arte de Cd promocional e biografia.

Equipamentos para Djs

Dica 2 – Equipamentos

Baixar música qualquer um pode fazer, aquela faixa “exclusiva” é cada vez mais rara. Por isso reserve um tempo para analisar todos as suas ferramentas de trabalho (headphone, case, toca-disco, cdj, computador, processador de efeitos, placa de som, controladora Midi e etc) e decida quais dessas merecem uma renovada para esse ano.

Tente analisar qual dos equipamentos você não está usando, livre-se deles para levantar uma grana e comprar outros.

Sempre que você tiver um tempo livre dedique-se a praticar, para tirar mais proveito dessas ferramentas.

Manual?! Conheço o Manoel?

O brasileiro em geral tem um problema sério com manual de instruções, leia o manual de todos os seus “brinquedos” (se for possível antes de tirar ele da caixa), se você usa algum software que vem com manual só em pdf imprima o quanto antes.

Rede de Contatos

Dica 3 – Rede de Contatos

Saia muito a noite, freqüente festas, clubes e bares. Essa é a forma mais fácil de criar uma rede de contatos.
Visite regularmente as casas noturnas e festas que você quer tocar, mas não adianta ir e ficar 15 minutos, muito menos ficar implorando por Vips.

Dica 4  – Rede de Contatos On-Line

Não adianta nada “criar” uma biografia que contenha inverdades ou mesmo fazer um set mixado perfeito se você ainda não sabe tocar direito.

A boa propaganda de um produto ruim pode levar o fim do mesmo em uma velocidade enorme. Por isso seja sempre verdadeiro e sincero, se você não tocou em muitos clubes e com Djs conhecidos, ofereça algo que você faz bem, como por exemplo:

-Lista Vip para uma balada,
-Dica de uma track,
-Tutorial.

O Orkut é disparado o líder dentre as redes de relacionamento do Brasil, ele na maioria das vezes não é bem aplicado, as pessoas insistem em mandar scraps para qualquer um. Trabalhe postando informções nas comunidades ,seja nas festas e clubes da sua região ou mesmo as de Djs, produção musical, tecnologia ou do seu gênero musical preferido.

Use e abuse de outras redes sociais que podem te ajudar a criar e manter contatos como por exemplo, Myspace, Facebook, Twitter, e Soundcloud.

Para muitos o Myspace, parece e soa horrível, mas ainda é um ótimo lugar para hospedar as suas músicas e ser usado junto com o seu site próprio.

Negócios

Dica 5 – Pense nos negócios

Sempre mantenha uma agenda (em papel mesmo para não perder junto com o seu Hd) com todas as suas baladas e valor de cada cache.

Faça um levantamento de quanto você ganhou no ultimo ano, analise como pode aumentar os seus rendimentos em 2009.
Planeje como manter-se ativo nos clubes que você toca regularmente, pesquise quais clubes você pode tocar ou levar os seus projetos.

Se você é Dj, por que não começar a trabalhar com casamentos e eventos corporativos, se você é produtor considere começar a trabalhar com bandas, áudio para cinema ou publicidade.
Pense também em aplicar o seu conhecimento em outras áreas relacionadas a música, por exemplo: dar aulas de dj e produção musical, escrever para websites, dar consultorias para outros djs e projetos, criar tutoriais ou melhor ainda escrever um livro.

Organize

Dica 6 – Organize

A sua coleção musical está uma grande bagunça?

Você tem backup de todas as suas músicas?

Na sua agenda anote todos os seus compromissos, tente fugir da característica dos brasileiros de sempre deixar tudo para a última hora.

Sempre que possível trabalhe em grupo para ter todas as suas coisas feitas direito. Isso pode ser feito com a ajuda dos seus amigos, família e mais importante os seus fãs. Se você está fazendo um bom dinheiro vale a pena contratar alguém para te ajudar.

Produção Musical

Dica 7- Produção musical

Você ainda não investiu nesta área?

Atualmente é muito difícil um Dj se destacar apenas “tocando”, ele pode até ser muito famoso na sua região, mas dificilmente vai passar disso.

Você tem duas opções:

1) Comece a desenvolver suas habilidades como produtor musical, seja procurando uma boa escola (caminho mais rápido e seguro), seja aprendendo com amigos e/ou Internet.
2) Trabalhe em conjunto com um engenheiro musical que vai trasnformar as suas idéias em música.

Recomendo 6 engenheiros em Curitiba:
1) Eu mesmo – Ilan Kriger (techno, house, electro)
2) Mateus B. – www.myspace.com/mateusb (techno, house, electro)
3) Rafael Araujo – www.myspace.com/nyllonsoudz (techno, house, electro)
4) Claudinho Brasil – www.claudinhobrasil.com (psy, techno, electro)
5) Alonso Figuero – www.myspace.com/alonsofigueroa (lounge, house)
6) Rodrigo Lengning (breaks)

Selo Fonográfico

Dica 8 – Selo Fonográfico

Se você já é produtor musical, agora invista em um selo, assim você alem de ter um controle maior sobre as suas vendas, vai poder aumentar a sua rede de contatos com outros Djs e produtores musicais.

Dica 9 – Projeto

Se tocar com o seu Dj set, não tem mais tanto apelo, tente adicionar um percussionista, vocalista ou qualquer outro tipo de músico.

Outra opção pode ser juntar-se com um outro Dj, Vj ou criar um projeto com mixagens de áudio e vídeo.

Vídeo

Dica 10 – Vídeo

O Youtube é uma das melhores ferramentas de marketing atualmente, crie tutoriais, entrevistas, analise de softwares e equipamentos, vídeos engraçados. Em pouco tempo a sua popularidade pode explodir.

Observação importante: Em cada uma das dicas eu criei apenas uma introdução para cada assunto, o ideal é você se aprofundar em todos eles. Pense também como um grande ciclo, quando aplicar a Dica 10, reinicie melhorando em todas as outras.

Você tem alguma dica que poderia ser incluída aqui?